coding weekly #162

Newsletters - 01/Set/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 162 - Setembro de 2021

Hey! Tudo bem?

Se você é fã de carteirinha do framework Rails, vai gostar dos textos que o Henrique Morato indicou. Tem artigos sobre execução peculiar na versão 7, uma vulnerabilidade encontrada no framework e um guia de Vite.js para ajudar na fluidez do seu trabalho.

Você também vê um guia de Vim para veteranos, 8 jeitos de esconder elementos usando CSS, como obter valores únicos de um array usando Set do JavaScript, padrões Pub(lish)/Sub(scribe) em Ruby on Rails e como o time do Slack construiu as APIs.

Boa leitura!

RAILS

Ilustração de um hexágono vermelho com um ícone de trilhos e uma gema de rubi no centro.
Retentativas infinitas para jobs no Rails 7

O Active Job é uma parte do Rails dedicada a executar tarefas assíncronas com uma variedade de adaptadores. A partir da versão 7 do Rails, você vai poder dizer que o número de retentativas em casos de falha é indefinido, permitindo rodar uma tarefa até ela conseguir ser completada. Use com cautela!

Vulnerabilidade detectada no Rails

Se você trabalha com Rails ou tem projetos pessoais com esse framework, corre pra dar uma olhada nessa possível vulnerabilidade que foi detectada nas últimas semanas. Nesse anúncio oficial você entende melhor a origem do problema, as versões afetadas e uma maneira para contorná-lo.

Guia sobre Vite.js para rubistas

Em desenvolvimento de aplicações Web, uma grande vantagem de se utilizar Ruby on Rails é a facilidade e rapidez com que é possível criar um produto minimamente viável para testar ideias. Seguindo esse mesmo conceito, Vite.js permite que as modificações feitas em código sejam instantaneamente refletidas no navegador, tornando a experiência ainda mais fluida.

CAMPUSCODERS INDICAM

Foto de uma cena montada em blocos de Lego. Há um sofá laranja com bonecos dos personagens Coringa e Arlequina. Cada um deles está com um laptop preto sobre uma mesa de centro verde. No laptop do Coringa, vê-se o logo do Vim.
Guia de Vim para veteranos

Vim é um editor bastante popular entre pessoas que trabalham com desenvolvimento de software, especialmente as mais “antigas” na área. Mas talvez até quem possui mais experiência encontre alguma dica bacana neste guia, que faz parte de uma série de artigos voltados para todos os níveis de experiência. Dica do João Henrique do Vale.

8 jeitos de esconder elementos usando CSS

Há momentos em que você não quer que todos os elementos do seu site apareçam. Nesse texto, o autor passa por diversos jeitos de esconder elementos mostrando o clássico display: none e até formas mais complicadas e suas motivações. Dica da Claudia Capelini.

Como obter valores únicos de um array usando Set do JavaScript

Em programação, os arrays são estruturas de dados utilizadas constantemente para armazenar informações e por isso é muito importante conhecer maneiras de lidar com eles. Neste artigo, você verá como obter valores únicos usando Set em JavaScript. Dica do João Henrique do Vale.

Padrões Pub(lish)/Sub(scribe) em Ruby on Rails

O padrão Pub/Sub é muito utilizado na comunicação entre duas aplicações. Mas este texto, que é parte de uma série de artigos, fala sobre os benefícios do pattern de troca de mensagens no contexto de uma única aplicação. Dica do Paulo Rodrigues.

Como construímos APIs no Slack

O Slack é uma plataforma de comunicação voltada para empresas e é amplamente utilizada no mundo. Para garantir o bom funcionamento do seu serviço, a empresa precisa aplicar boas práticas no desenvolvimento do software. Neste artigo, os autores contam quais são os princípios e processos seguidos pelo time de tecnologia. Dica do André Kanamura.

Campus Code