coding weekly #160

Newsletters - 18/Ago/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 160 - Agosto de 2021

Hey! Tudo bem?

Quem utiliza o framework Rails para APIs deve ter aprendido inicialmente a disponibilizar informações de forma estruturada através do JSON (JavaScript Object Notation), a ferramenta mais tradicional para essa finalidade. Mas há alternativas para quem não quer incluir muito JavaScript na aplicação. O Hotwire, por exemplo, estrutura os dados em formato HTML para transferi-los entre servidor e cliente, e o campuscoder Henrique Morato selecionou alguns artigos para aprender mais sobre a funcionalidade.

Você também vê como falhar e tentar de novo com Ruby, um roteiro de objetivos para a lógica do seu negócio, as diferenças entre pesquisa de usuário e pesquisa de experiência de usuário, como escrever melhores legendas para recursos visuais e uma prévia do Rails 7 (vem aí JavaScript sem Webpack).

Boa leitura!

HOTWIRE

Ilustração que mostra dois fios, um azul e um vermelho, com as pontas próximas dando um choque. Acima, está escrito 'Hotwire' mas, no lugar do 'i' há o desenho de um raio. Há também o texto 'HTML over the wire', que significa 'HTML sobre o fio'.
Como criar um clone do Twitter usando Rails e Hotwire

Hotwire é uma ferramenta alternativa para construir aplicações Web sem usar grande quantidade de JavaScript. Se esse tipo de funcionalidade te interessa, nesse artigo você poderá ver como criar um clone do Twitter usando o framework Rails com Hotwire.

Rails, Tailwind CSS e Hotwire

Pessoas que trabalham com Rails ganharam um pacote de ferramentas muito interessante com o Hotwire, Stimulus e Turbo, que trazem mais dinâmica para as aplicações com pouco sacrifício. Neste artigo, você vai aprender como construir um formulário de submissão usando Rails, Hotwire e Tailwind CSS.

Lazy load com Hotwire

No desenvolvimento de aplicações Web, otimizar a experiência de usuários é uma das principais preocupações. Neste contexto, a estratégia de lazy load pode trazer alguns benefícios e no artigo deste link você vê como implementar essa estratégia usando Hotwire.

CAMPUSCODERS INDICAM

Imagem animada que mostra dois gatos sentados em uma cadeira e, na mesa à frente, há uma tábua de madeira com pedaços de pão. O gato que está à esquerda, cinza de olhos amarelos, tenta puxar um pedaço de pão e aparece uma mão humana pegando o pão e colocando de volta na tábua. O gato que está à direita, preto e de olhos verdes, olha para o gato cinza e vemos a legenda
Falhar e tentar de novo com Ruby

No trabalho com desenvolvimento é muito comum ter que repetir algumas operações quando alguma requisição falha. Neste artigo, são apresentados alguns cenários e as estratégias para repetir operações em Ruby. Dica do Henrique Morato.

Roteiro de objetivos para a lógica do seu negócio

Durante o planejamento de uma empresa, é essencial ter clareza dos principais propósitos do negócio. Neste artigo, você vê orientações para definir um roteiro de objetivos. Dica da Claudia Capelini.

Pesquisa de usuário x pesquisa de experiência de usuário

Se você trabalha com produtos digitais, sabe a importância de cuidar da experiência das pessoas ao usarem sua aplicação, principalmente se o software for o principal produto do seu negócio. Mas, você sabe a diferença entre a pesquisa de usuário e a pesquisa de experiência de usuário? Dica da Claudia Capelini.

Como escrever melhores alt texts

Para tornar o mundo da internet mais acessível, é importante nos preocuparmos com uma série de elementos da aplicações Web. Uma das mais conhecidas atualmente é a propriedade alt text de imagens, que permite a inclusão de legendas nos recursos visuais e, neste artigo, você vai encontrar algumas dicas de como escrever melhores alt texts. Dica do André Benjamim.

Prévia do Rails 7: JavaScript sem Webpack

Se você é uma daquelas pessoas que ama trabalhar com o Rails, talvez essa notícia te interesse. A versão 7 do framework virá sem Webpack e você pode ver alguns detalhes dessa atualização em um vídeo feito pelo próprio DHH, criador do framework. Dica do Henrique Morato.

Campus Code