coding weekly #155

Newsletters - 14/Jul/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 155 - Julho de 2021

Hey! Tudo bem?

Se ultimamente você tem sentido a pressão para entregar mais e melhor, não se preocupe tanto: devs não estão sós na busca por melhorar a produtividade no trabalho. Aliás, profissionais de todas as áreas deveriam refletir com frequência se a rotina estabelecida está mais ajudando que atrapalhando. Até especialistas comportamentais continuam se questionando como melhorar o desempenho profissional. O fato é que existem inúmeras formas de organização de tempo e priorização de tarefas, e faz parte da vida experimentar estratégias diferentes até encontrar uma que funcione para você. Selecionamos, então, alguns artigos sobre o tema com dicas práticas para te ajudar nessa jornada.

Você também vê a anatomia de uma página Web, usando tokens no lugar de pré-processadores CSS, user stories 101, inteligência artificial para monitorar uso de celular por pessoas presentes em transmissões ao vivo e componentes de classe e componentes funcionais em React.

Boa leitura!

ORGANIZAÇÃO E PRODUTIVIDADE

Imagem animada em preto e branco mostrando um rapaz branco, com os olhos atentos, rabiscando um calendário com uma caneta.
Gerenciamento de tempo ou gerenciamento de tarefas?

Se você olha para sua lista de tarefas do dia e sente a sobrecarga bater, com medo de não ter tempo para resolver todos os itens, talvez precise de melhor gerenciamento das suas tarefas e não do seu tempo. Dica da Claudia Capelini.

Como evitar o esgotamento de aprendizado

Pessoas que trabalham com desenvolvimento de software precisam se acostumar a estar sempre estudando para melhorar suas habilidades e conhecer as novas tecnologias mais populares. Esse cenário pode gerar estresse, fazendo as pessoas se sentirem sobrecarregadas, mas neste artigo você vê algumas dicas para evitar o esgotamento criado por essa pressão. Dica do André Kanamura.

Como ter um dia produtivo de programação

Em qualquer área profissional, produtividade é muito desejável e neste artigo você encontra dicas de como ter um dia produtivo, vindas de uma pessoa que trabalha com programação. Dica do André Kanamura.

CAMPUSCODERS INDICAM

Ilustração que mostra algumas cenas se complementando: em primeiro plano, uma moça com longos cabelos pretos segura, embaixo de um dos braços, uma tela Web, onde conseguimos ver um rascunho dos elementos; ao lado, 2 grandes lápis pretos com as pontas coloridas de vermelho e amarelo; e, ao fundo, mãos utilizando um laptop, visto de cima.
A anatomia de uma página Web

Se você está estudando front-end de desenvolvimento Web, neste artigo encontrará uma revisão dos principais elementos de uma página Web, o impacto de cada um deles e como contribuem para a experiência de usuário em aplicações. Dica da Claudia Capelini.

Usando tokens no lugar de pré-processadores CSS

Pré-processadores CSS oferecem funcionalidades que facilitam o desenvolvimento de aplicações Web, mas em alguns casos uma estratégia que pode ser mais interessante é o design token, que você pode compreender melhor neste artigo. Dica da Claudia Capelini.

User stories 101

Elaboração de personas e user stories são parte indispensável na área de experiência de usuário em desenvolvimento de aplicações Web e neste artigo você encontrará tudo o que precisa saber sobre o assunto. Dica da Claudia Capelini.

Atenção políticos, estamos de olho

Se você gostaria de acompanhar a atuação dos seus representantes, mas não pode se dedicar a assistir TV Senado, como a maioria dos brasileiros, essa ferramenta de inteligência artificial pode ser interessante. Ela consegue identificar e calcular quanto tempo as pessoas passaram distraídas com seus celulares durante sessões transmitidas ao vivo na internet. Dica do Ederson de Lima.

Componentes de classe e componentes funcionais em React

O uso de componentes é um dos motivos pelos quais React tem sido amplamente escolhido para o desenvolvimento de aplicações Web atualmente e neste artigo você encontra uma discussão sobre os componentes de classe e os funcionais. Dica do João Henrique do Vale.

Campus Code