coding weekly #153

Newsletters - 30/Jun/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 153 - Junho de 2021

Hey! Tudo bem?

Nos últimos anos, percebemos um aumento na discussão sobre a importância de uma cultura saudável nos ambientes de trabalho. Talvez porque algumas empresas mais modernas tenham começado a experimentar modelos diferentes de integração e rotinas de time, como incluir momentos de lazer e conversas sobre o trabalho de forma menos burocrática. Ou porque estamos nos dando conta que manter o equilíbrio entre bem-estar e trabalho precisa de mais atenção que oferecer piscina de bolinhas e cerveja durante o expediente. O fato é que, com este assunto em pauta, quem desenvolve software também se vê responsável pela manutenção da cultura da empresa. Por isso, o campuscoder André Kanamura separou alguns artigos pra você pensar a respeito e te ajudar a contribuir.

Você também vê como substituir todas as ocorrências de uma string em JavaScript, o básico de expressões booleanas em Ruby, "cops" personalizadas em RuboCop, alguns métodos de validação de estado em Ruby e o processo de criação do zero de uma extensão para Ruby em C.

Boa leitura!

SAÚDE MENTAL E CULTURA DE TRABALHO

Imagem animada mostrando uma  moça em posição de lótus e com os olhos fechados, flutuando como se estivesse meditando, enquanto atrás dela o escritório literalmente pega fogo.
Como a cultura afeta o ambiente de trabalho

Apesar de todas as tecnologias que envolvem nosso cotidiano, as pessoas ainda são a parte mais importante em qualquer trabalho. Comportamento humano é algo complexo, por isso é importante levarmos em consideração o tipo de cultura que queremos cultivar dentro das empresas, já que isso deve afetar diretamente as relações interpessoais.

O estigma da saúde mental na área de tecnologia

O caminho para o empreendedorismo é repleto de desafios e sacrifícios, consequentemente esse trajeto tem efeitos diretos na saúde mental das pessoas que estão apostando em novos negócios. O artigo mostra a importância de trazer à tona a discussão sobre saúde mental para quem se arrisca no mercado de tecnologia com casos e alguns dados interessantes.

3 dicas para melhorar a saúde mental de quem desenvolve

Mesmo fora de períodos pandêmicos, podemos enfrentar estafa mental ecorrente de muitos fatores e isso impacta diretamente em nosso trabalho. Ainda assim, como pessoas que desenvolvem, precisamos continuar produzindo e contribuindo ativamente durante o expediente. Este artigo traz 3 dicas para te ajudar a passar por estes momentos.

CAMPUSCODERS INDICAM

Imagem onde se lê 'replaceAll()' e um trecho de código mostrando a aplicação.
Como substituir todas as ocorrências de uma string em JavaScript

A substituição de todas as ocorrências de uma string por outra pode ser executada de várias formas em programação. Neste artigo você encontrará alguns exemplos em JavaScript. Dica do Marcus Pereira.

De volta ao básico: expressões booleanas em Ruby

De maneira geral, na lógica de controle de fluxo em programação é muito comum encontrarmos muitos if e else pelo código. Mas quando a intenção é retornar valores booleanos, os ifs e elses não são a ferramenta mais adequada e, neste artigo, você pode entender melhor as razões para isso na linguagem de programação Ruby. Dica do Henrique Morato.

RuboCop: "cops" personalizadas

RuboCop é uma ferramenta amplamente utilizada no desenvolvimento de aplicações Ruby on Rails. Ele ajuda a forçar algumas regras e boas práticas no código do projeto, o que é especialmente interessante quando estamos trabalhando em times. Neste artigo você verá como criar regras personalizadas do RuboCop para o seu projeto. Dica do Henrique Morato.

Caminhada pelo lado C do Ruby

Nesta série de artigos o autor detalha o processo de criação do zero de uma extensão para Ruby utilizando C, mostrando um pouco da implementação de funcionalidades, mas com uma abordagem focada na API C da linguagem. Dica do Henrique Morato.

Alguns métodos de validação de estado em Ruby

Ruby é uma linguagem de programação que possui uma enorme quantidade de funcionalidades prontas para uso e que facilitam demais a implementação do código de nossas aplicações. Neste artigo do Henrique Morato você verá mais detalhes sobre alguns métodos de validação de estado de um objeto: blank?, present?, empty?, any?, nil?.

Campus Code