Hey! Tudo bem?
Se você achava que ser uma boa pessoa programadora significava ver os testes passando e tudo funcionando em instantes, com certeza já mudou de ideia e percebeu que desenvolver tem mais a ver com focar em resolver quebra-cabeças no código que acertar de primeira. Como dizemos por aqui, pessoas desenvolvedoras são movidas a erros. Em desenvolvimento moderno, os chamados Design Patterns (Padrões de Design) apresentam estratégias para solucionar problemas de código que podem ser aplicadas em diferentes contextos e linguagens, facilitando e organizando o trabalho. Por isso, o campuscoder André Kanamura separou para a nossa edição de número 150 (Yay!) alguns artigos para você estudar esse assunto.
Você também vê um compilado de habilidades de profissionais seniores em
desenvolvimento, um guia de debug para código Elixir, como melhorar suas
habilidades com React usando composição, por que metodologias CSS não
funcionam em grandes escalas e sobre valores truthy
e
falsy
em JavaScript.
Boa leitura!
PADRÕES DE DESIGN
Padrões de Design em JavaScript
Em desenvolvimento de software é muito comum encontrarmos os mesmos tipos de problemas, independente da finalidade da aplicação. Por essa razão, as pessoas perceberam que é possível reaproveitar as mesmas estratégias em diferentes contextos. Essas estratégias são chamadas de Padrões de Design e neste artigo você pode ver alguns exemplos para a JavaScript.
Padrão de Design: Construtor
O Padrão de Design Construtor pode ser utilizado para lidar com uma cadeia complexa de criação de objetos. Ele ajuda a organizar os passos do processo de criação de um objeto que depende de múltiplos parâmetros. Caso queira saber mais, este artigo traz um exemplo completo em Java.
Padrão de Design: Adaptador
Um dos Padrões de Design mais comuns é o Adaptador, que permite que duas interfaces incompatíveis se conectem de forma simples, facilitando a comunicação entre elas. Neste artigo você vê um exemplo desse padrão em C#.
CAMPUSCODERS INDICAM
Habilidades de profissionais seniores em desenvolvimento
Para evoluir na carreira em desenvolvimento de software, existe muito mais do que apenas conhecimento técnico. Neste artigo são apresentadas algumas das habilidades conhecidas por soft skills, mas que são tão importantes quanto outras competências para o sucesso em sua carreira. Dica da Claudia Capelini.
Guia de debug para código Elixir
Qualquer software possui bugs no código. Independente da qualidade dele, em dado momento, a pessoa que está produzindo esse código vai encontrar um bug e precisará lidar com ele. Por isso, tão relevante quanto saber escrever código é conhecer como debuggar, uma habilidade imprescindível na área. Neste artigo você encontrará dicas para melhorar seu processo de debug em código Elixir. Dica do Ederson de Lima.
Melhore suas habilidades com React usando composição
Se você trabalha com desenvolvimento Web, é bem provável que em algum momento precisará criar elementos para compor as páginas da aplicação e, com isso, gerar diferentes variações dos mesmos elementos. React possui um modelo de composição poderoso que pode ser usado no lugar de herança para reutilizar código entre componentes. Dica do Henrique Morato.
Por que metodologias CSS não funcionam em grandes escalas
CSS não é uma ferramenta muito dinâmica e em aplicações grandes é bastante comum que comecem a aparecer problemas. Neste artigo o autor discorre sobre algumas características importantes que devem ser levadas em consideração quando CSS é implementado nas aplicações. Dica do João Henrique do Vale.
Valores truthy
e falsy
em JavaScript
Os valores do tipo truthy
e falsy
são
conceitos importantes em programação e neste artigo você vai aprender
como eles funcionam em JavaScript, assim como converter dados tipo
boolean. Dica da
Claudia Capelini.