coding weekly #150

Newsletters - 09/Jun/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 150 - Junho de 2021

Hey! Tudo bem?

Se você achava que ser uma boa pessoa programadora significava ver os testes passando e tudo funcionando em instantes, com certeza já mudou de ideia e percebeu que desenvolver tem mais a ver com focar em resolver quebra-cabeças no código que acertar de primeira. Como dizemos por aqui, pessoas desenvolvedoras são movidas a erros. Em desenvolvimento moderno, os chamados Design Patterns (Padrões de Design) apresentam estratégias para solucionar problemas de código que podem ser aplicadas em diferentes contextos e linguagens, facilitando e organizando o trabalho. Por isso, o campuscoder André Kanamura separou para a nossa edição de número 150 (Yay!) alguns artigos para você estudar esse assunto.

Você também vê um compilado de habilidades de profissionais seniores em desenvolvimento, um guia de debug para código Elixir, como melhorar suas habilidades com React usando composição, por que metodologias CSS não funcionam em grandes escalas e sobre valores truthy e falsy em JavaScript.

Boa leitura!

PADRÕES DE DESIGN

Ilustração animada de um desenho só em linhas de uma pessoa vista de lado com a mão no queixo e local do cérebro vai mudando por padronagens coloridas diferentes.
Padrões de Design em JavaScript

Em desenvolvimento de software é muito comum encontrarmos os mesmos tipos de problemas, independente da finalidade da aplicação. Por essa razão, as pessoas perceberam que é possível reaproveitar as mesmas estratégias em diferentes contextos. Essas estratégias são chamadas de Padrões de Design e neste artigo você pode ver alguns exemplos para a JavaScript.

Padrão de Design: Construtor

O Padrão de Design Construtor pode ser utilizado para lidar com uma cadeia complexa de criação de objetos. Ele ajuda a organizar os passos do processo de criação de um objeto que depende de múltiplos parâmetros. Caso queira saber mais, este artigo traz um exemplo completo em Java.

Padrão de Design: Adaptador

Um dos Padrões de Design mais comuns é o Adaptador, que permite que duas interfaces incompatíveis se conectem de forma simples, facilitando a comunicação entre elas. Neste artigo você vê um exemplo desse padrão em C#.

CAMPUSCODERS INDICAM

Imagem animada de dois rapazes fazendo dancinha de comemoração de frente para uma notebook.
Habilidades de profissionais seniores em desenvolvimento

Para evoluir na carreira em desenvolvimento de software, existe muito mais do que apenas conhecimento técnico. Neste artigo são apresentadas algumas das habilidades conhecidas por soft skills, mas que são tão importantes quanto outras competências para o sucesso em sua carreira. Dica da Claudia Capelini.

Guia de debug para código Elixir

Qualquer software possui bugs no código. Independente da qualidade dele, em dado momento, a pessoa que está produzindo esse código vai encontrar um bug e precisará lidar com ele. Por isso, tão relevante quanto saber escrever código é conhecer como debuggar, uma habilidade imprescindível na área. Neste artigo você encontrará dicas para melhorar seu processo de debug em código Elixir. Dica do Ederson de Lima.

Melhore suas habilidades com React usando composição

Se você trabalha com desenvolvimento Web, é bem provável que em algum momento precisará criar elementos para compor as páginas da aplicação e, com isso, gerar diferentes variações dos mesmos elementos. React possui um modelo de composição poderoso que pode ser usado no lugar de herança para reutilizar código entre componentes. Dica do Henrique Morato.

Por que metodologias CSS não funcionam em grandes escalas

CSS não é uma ferramenta muito dinâmica e em aplicações grandes é bastante comum que comecem a aparecer problemas. Neste artigo o autor discorre sobre algumas características importantes que devem ser levadas em consideração quando CSS é implementado nas aplicações. Dica do João Henrique do Vale.

Valores truthy e falsy em JavaScript

Os valores do tipo truthy e falsy são conceitos importantes em programação e neste artigo você vai aprender como eles funcionam em JavaScript, assim como converter dados tipo boolean. Dica da Claudia Capelini.

Campus Code