"/>

coding weekly #149

Newsletters - 02/Jun/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 149 - Junho de 2021

Hey! Tudo bem?

Se você já está na estrada há um tempo, sabe que trabalhar o visual dos softwares é fundamental para que usuários reconheçam as funcionalidades e tenham uma experiência agradável durante o uso. Para estilizar o front-end de aplicações Web se utiliza o CSS (Cascading Style Sheets) e, se você ainda não tem familiaridade suficiente com essa ferramenta, aproveite os artigos que selecionamos para estudar e melhorar o estilo de suas aplicações.

Você também vê como começar a usar TDD, o porquê interrupções são frustrantes, o que faz um bom dia para quem trabalha com desenvolvimento, como trabalhar com datas em JavaScript e como evitar procrastinação como pessoa programadora.

Boa leitura!

CSS

Ilustração animada em que um cursor altera a proporção de bloco de um grid de estilo.
Curso de CSS grid para iniciantes

CSS grid é um sistema bidimensional de layout muito utilizado para estruturar o front-end de aplicações Web e, se você está iniciando seus estudos, esse artigo pode te ajudar a entendê-lo e aplicá-lo. Dica do João Henrique do Vale.

CSS placeholder e placeholder-shown

Quando vamos preencher formulários em sites na internet, é muito comum encontrarmos um pequeno texto no campo a ser preenchido para dar uma dica do que precisa ser escrito ali. Esse texto é chamado de “placeholder” (em inglês) e o CSS oferece opções para personalizar a exibição em suas aplicações, que você pode conhecer neste artigo. Dica do João Henrique do Vale.

10 efeitos CSS de cliques de botões

O CSS e o JavaScript podem ser usados em conjunto para produzir animações super legais para as aplicações Web. Neste artigo você encontrará alguns exemplos de efeitos para cliques de botões que darão destaque na sua página de internet. Dica da Claudia Capelini.

CAMPUSCODERS INDICAM

Ilustração mostrando o fluxo contínuo de TDD: escrever um teste falho, fazer o teste passar, refatorar, escrever um novo teste falho e daí por diante.
Como começar a usar TDD

TDD (ou desenvolvimento guiado por testes) é uma prática amplamente utilizada por empresas de tecnologia. Mas, para algumas pessoas, adotar essa metodologia pode ser um pouco mais difícil e, se você está com dificuldades para entrar nessa onda, este artigo vai te dar algumas dicas legais para começar a usar testes no seu fluxo de trabalho. Dica do João Henrique do Vale.

Por que interrupções são frustrantes?

Escrever código para software é uma atividade que exige muita concentração e tempo para pensar. Qualquer coisa que perturbe esse fluxo pode dificultar bastante a resolução do problema. Neste artigo o autor elabora um pouco os motivos pelos quais interrupções incomodam tanto pessoas desenvolvedoras e oferece algumas dicas de como evitá-las. Dica da Claudia Capelini.

O que faz um bom dia para quem trabalha com desenvolvimento

Ter uma rotina de trabalho boa e consistente é um objetivo muito importante e desejado por qualquer pessoa. Em desenvolvimento de software, a produtividade é sempre algo que está na mente dos profissionais da área e o GitHub lançou um projeto chamado Good Day Project com o intuito de investigar o que faz o dia de trabalho de alguém melhor. Você pode ler mais sobre as descobertas do projeto neste artigo. Dica do Henrique Morato.

Como trabalhar com datas em JavaScript

Em desenvolvimento Web é muito comum ter que lidar com datas e as linguagens de programação oferecem diferentes mecanismos para tratar esse tipo de dado. Em JavaScript, por exemplo, existe um objeto Date e neste artigo você pode ler mais sobre como tratar datas nessa linguagem. Dica do João Henrique do Vale.

Como evitar procrastinação como pessoa programadora

Para manter boa produtividade estamos sempre procurando maneiras de continuarmos focados e evitar procrastinação. Se você trabalha com desenvolvimento de software e não consegue se livrar de adiar tarefas, neste artigo você encontra algumas sugestões. Dica do João Henrique do Vale.

Campus Code