"/>

coding weekly #141

Newsletters - 07/Abr/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 141 - Abril de 2021

Hey! Tudo bem?

Quem nunca tentou usar uma aplicação Web e teve dificuldade de encontrar o que queria, se deparou com um fluxo nada intuitivo ou simplesmente as informações pareciam não estar no lugar certo? Pensando nisso, se você desenvolve, ainda que não queira ser especialista em UX, é muito legal ter ao menos uma ideia de como desenvolver aplicações amigáveis para quem vai utilizá-la. Pra te ajudar a aprimorar o olhar em experiência de usuário, o campuscoder André Kanamura separou alguns artigos sobre o assunto.

Você também vê o que Async e Await realmente fazem, como o Helpers do Rails substitui a gem Timecop, Design Pattern Repositório em Ruby, um guia para enfileiramento de mensagens e um relato de como renderizar partials pode deixar sua aplicação lenta.

Boa leitura!

E A EXPERIÊNCIA DE USUÁRIO?

Ilustração animada de um notebook visto de cima, com uma mão mexendo num mouse e e a outra segurando uma xícara de café.
Como evitar design descartável

No mundo digital, "descartável" é um termo complexo de ser definido, já que tudo parece estar em constante mutação. Neste artigo o autor explica sua opinião sobre o que é design descartável e algumas maneiras de evitá-lo.

Wireframe: guia básico para iniciantes

Em desenvolvimento de aplicações Web, existe uma técnica amplamente utilizada no processo de criação dos componentes da página de navegação: o wireframe. Neste artigo você pode compreender melhor o que é e como ele é essencial para criar aplicações que proporcionam sólidas experiências de usuário.

Desafios de UX Design

Para quem gosta de aprender com a mão na massa, aqui você pode ver uma série de desafios de UX Design baseados em projetos reais para testar suas habilidades.

CAMPUSCODERS INDICAM

Captura de tela com um código e apontamentos sobre o fluxo de Async.
O que Async e Await realmente fazem?

As funcionalidades Async e Await são utilizadas em algumas linguagens de programação para lidar com a execução de tarefas assíncronas e certamente quem trabalha com desenvolvimento de aplicações já escreveu código usando essas palavras-chave. Mas você sabe o que elas realmente fazem internamente? Dica do André Kanamura.

Helpers do Rails para substituir a gem Timecop

A gem Timecop é uma das mais utilizadas no desenvolvimento de aplicações Rails quando precisamos manipular o tempo. Mas, para algumas situações, o próprio Rails possui funcionalidades que podem resolver o problema e neste artigo você vê como utilizá-las. Dica do André Kanamura.

Design Pattern Repositório em Ruby

Design Patterns são importantíssimos para construir uma boa estrutura para sua aplicação e aqui você pode compreender melhor como aplicar o pattern Repositório para remover dependências circulares do sistema. Dica do André Benjamim.

Guia para enfileiramento de mensagens

Neste guia você vê os conceitos fundamentais para enfileiramento de mensagens e como aplicá-los nos sistemas mais populares da atualidade. Dica do André Benjamim.

Como renderizar partials pode deixar sua aplicação lenta

Em aplicações Rails é muito comum utilizarmos partials, que nos ajudam a reaproveitar código e organizar as telas do sistema. Em alguns casos, no entanto, elas podem ser responsáveis por uma enorme lentidão da aplicação. Neste artigo você vê como evitar esse problema. Dica do Henrique Morato.

Campus Code