coding weekly #140

Newsletters - 31/Mar/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 140 - Março de 2021

Hey! Tudo bem?

Se você é rubista, muito provavelmente utiliza Rails em suas aplicações. Para te ajudar a dominá-lo, separamos alguns artigos para melhorar sua compreensão sobre o conceito de model, uso de gems e os ganhos ao optar pelo framework no seu projeto.

Você também vê sobre o uso de layout no Bootstrap 5, as tecnologias e inguagem por trás do jogo Among Us, uma reflexão sobre o estilo de vida de Startups, um guia ilustrado de redes Ethernet e IP e uma explicação sobre princípios de design SOLID em Ruby.

Boa leitura!

NOS TRILHOS

Imagem animada de um trilho de trem, visto da perspectiva de um trem seguindo caminho.
O que é um model no framework Ruby on Rails

Ruby on Rails foi criado tendo em mente o padrão de desenvolvimento MVC (model-view-controller). Neste artigo é explicado em detalhes o conceito do que é um model e porque sua compreensão é tão importante para estruturar uma aplicação. Dica do André Kanamura.

Como embutir uma gem no seu projeto Rails

Neste artigo você vê um tutorial mostrando como embutir uma gem dentro de um projeto Rails quando queremos evitar o trabalho de publicá-la em algum servidor. Dessa maneira, a gem fica armazenada dentro do repositório do projeto e mais tarde pode ser extraída para publicação. Dica do Henrique Morato.

Construindo aplicações Web com e sem Rails

Quando estamos habituados a trabalhar com um framework específico, é comum deixar de notar todas as facilidades que ele traz. Com Ruby on Rails não é diferente: ele traz um conjunto de bibliotecas com funcionalidades integradas que, muitas vezes, não valorizamos. Este artigo mostra como seria uma aplicação sem o framework, usando apenas as bibliotecas centrais do Ruby e, em seguida, apresenta os módulos do Rails que substituem essas implementações. Dica do André Benjamim.

CAMPUSCODERS INDICAM

Imagem animada de um personagem do jogo Among Us, que muda de cor conforme se movimenta.
Tecnologias e linguagem do jogo Among Us

O jogo Among Us certamente foi um dos mais populares no último ano, principalmente devido ao isolamento social decorrente da pandemia do Covid-19. Se você tem curiosidade em saber mais sobre a tecnologia e a linguagem de programação usada no jogo, esse vídeo apresenta um pouco da história e dos bastidores do seu desenvolvimento. Dica da Diana Regina.

Compreendendo layout no Bootstrap 5

Recentemente foi lançada a versão 5 do Bootstrap, um dos frameworks mais populares para desenvolvimento front-end. Se você quiser ficar por dentro das novidades do Bootstrap, principalmente com relação às configurações de layout, esse artigo vai ajudar. Dica do Henrique Morato.

Desmascarando o estilo de vida de Startups

Nos últimos anos tem sido comum ouvir alguns mitos com relação ao estilo de vida das pessoas que trabalham em Startups, desde mesas de ping-pong no meio da sala até falta de estrutura e horários de trabalho irregulares. Neste artigo são esclarecidos alguns desses mitos tão comuns. Dica do André Kanamura.

Guia ilustrado de redes Ethernet e IP

Faz parte do trabalho de pessoas que trabalham com desenvolvimento de software compreender conceitos em áreas além da programação, como Web e redes, por exemplo. Neste guia ilustrado você encontra tudo o que precisa saber sobre redes Ethernet e IP. Dica do André Benjamim.

Princípios de design SOLID em Ruby

SOLID é um conjunto de princípios de design de software que colabora na criação de projetos bem estruturados e fáceis de manter. Se você ainda está tentando dominar estes conceitos em Ruby, este artigo vai te ajudar. Dica do Henrique Morato.

Campus Code