coding weekly #138

Newsletters - 17/Mar/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 138 - Março de 2021

Hey! Tudo bem?

Esta edição é pra você que quer melhorar o estilo da sua aplicação Web: tem artigos com dicas importantes, desde como esconder conteúdo com responsabilidade a frameworks de CSS que não utilizam classes.

Você também vê como funcionam INNER JOINS no ActiveRecord, 9 ideias para otimizar a experiência de usuário da sua aplicação, uma explicação de como funcionam Github Actions, um curso gratuito de banco de dados da Universidade de Cornell e um relato de caso em que seguir as boas práticas deixou o sistema mais lento e como os autores melhoraram a performance.

Boa leitura!

HTML E CSS

Imagem animada que mostra as logos de HTML e CSS sobre um fundo de universo estrelado.
CSS sem classes

Uma forma de estilizar HTML que você talvez não tenha costume de utilizar é com CSS sem classes. Essa estratégia pode ser interessante quando você quer fazer algo rápido como teste ou para uma demonstração. Neste artigo estão listados alguns frameworks de CSS sem classe para que você possa conferir e testar. Dica do João Henrique do Vale.

Escondendo conteúdo de forma responsável

Existem diferentes maneiras de mostrar ou esconder conteúdo de uma página Web usando HTML e CSS. Neste artigo são apresentadas estratégias para esconder conteúdo de maneira responsável, tendo em mente visibilidade e acessibilidade, e em quais contextos é recomendado utilizá-las. Dica do Henrique Morato.

A função :is do CSS

Neste artigo você aprende como funciona a simples e super legível função :is do CSS, bastante interessante na aplicação de estilos no HTML. Dica do João Henrique do Vale.

CAMPUSCODERS INDICAM

Ilustração de dois círculos coloridos com hachura na área de intersecção entre eles.
Compreendendo INNER JOINS no ActiveRecord

Em programação, JOINS se refere a combinação de colunas de uma ou mais tabelas de dados usando dados comuns a elas. Neste artigo, que é o primeiro de uma série, a autora explica o que é o INNER JOINS no contexto do ActiveRecord do Rails. Dica do Ederson de Lima.

9 ideias para otimizar a experiência de usuário da sua aplicação

Em qualquer aplicação Web uma das áreas mais importantes para os clientes é a experiência de usabilidade do sistema, mas nem todas as pessoas que desenvolvem dominam os conceitos de UX. Neste artigo você vai encontrar 9 dicas para otimizar a experiência do usuário do seu software. Dica da Claudia Capelini.

Compreendendo Github Actions

As Github Actions permitem automatizar a execução de fluxos de trabalho de desenvolvimento de software diretamente nos repositórios Github e são bastante utilizadas em Integração contínua e Deploy contínuo. Por isso indicamos esse artigo se quiser compreender melhor como elas funcionam. Dica da Claudia Capelini.

Curso de banco de dados da Universidade de Cornell

Quando falamos que é possível aprender de tudo na internet de graça, é desse tipo de conteúdo que gostamos de falar. A FreeCodeCamp está disponibilizando de forma totalmente gratuita o curso completo de introdução a banco de dados da universidade de Cornell no YouTube. Dica do Henrique Morato.

Quando seguir as boas práticas deixa seu sistema mais lento

Normalmente é unânime entre as pessoas que trabalham com desenvolvimento de software: boas práticas devem sempre ser seguidas. Mas existem casos em que seguir as boas práticas pode levar a um desempenho pior da sua aplicação. Neste artigo do Stack Overflow os autores compartilham sua experiência desrespeitando as boas práticas para terem um site mais performático. Dica do Henrique Morato.

Campus Code