coding weekly #136

Newsletters - 03/Mar/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 136 - Março de 2021

Hey! Tudo bem?

Todo mundo já deve ter ouvido a famigerada frase "o mercado de tecnologia é o que mais cresce". Mas será que é tão simples assim para que ele seja considerado um mercado interessante? Por isso, hoje trazemos alguns dados e discussões sobre questões tão ou mais importantes que o quadro geral de crescimento, como uma pesquisa salarial realizada com devs do Brasil e reflexões sobre diversidade na área de tecnologia.

Você também vê dicas simples de design de interfaces, um stack definitivo (ou não) para o Rails, a melhor estrutura para seus componentes React, 5 truques em HTML que ninguém está usando e funções anônimas em Ruby.

Boa leitura!

MAS E O MERCADO, HEIN?

Imagem animada que mostra um rapaz usando um notebook e, ao seu redor, algumas notas de dólar suspensas no ar.
Pesquisa salarial de devs do Brasil 2020-2021

Essa pesquisa, realizada pelo Código Fonte TV, destrincha o mercado de devs do Brasil e que moram no país ou no exterior, contemplando informações como faixa salarial, modelo de contratação, faixa etária e linguagem de programação, entre outras. Dica da Diana Regina.

Examinando a falta de diversidade nas áreas de tecnologia

Muito tem sido discutido nas comunidades de tecnologia sobre a necessidade de aumentar a pluralidade de pessoas e, na tentativa de entender porquê ainda não temos diversidade suficiente, surge a pergunta: será que estamos nos apoiando em razões que não compreendem bem a realidade? O artigo apresenta uma análise sobre os motivos apontados para a falta de diversidade nas áreas de tecnologia. Dica da Claudia Capelini.

Pesquisa anual da área de desenvolvimento do StackOverflow

A pesquisa do StackOverflow acontece anualmente e contempla diversos aspectos do cenário mundial da área de tecnologia. A pesquisa de 2021 ainda não saiu, mas os resultados de 2020 e anos anteriores ainda estão disponíveis. Dica do Henrique Morato.

CAMPUSCODERS INDICAM

Foto de um rascunho de interface com marcações coloridas.
Dicas simples de design de interfaces

Criar interfaces para aplicações demanda uma ampla gama de conhecimentos para que seu produto tenha estilo, seja agradável aos olhos e fácil de utilizar. Neste artigo você encontra algumas dicas simples que podem te ajudar nessa complexa tarefa. Dica do Rafael Aquino.

Um stack definitivo para o Rails?

Neste artigo você encontrará um tutorial demonstrando o uso das tecnologias Hotwire, ViewComponent e Tailwind para construir uma aplicação Ruby on Rails. São muitas ferramentas diferentes, mas sua combinação parece ter resultados interessantes! Dica do Henrique Morato.

A melhor estrutura para seus componentes React

Organização de arquivos é sempre importante quando estamos lidando com projetos de software, principalmente quando trabalhamos em times. É algo que afeta o projeto como um todo e o mesmo pode ser dito para componentes React. Neste artigo você vê uma sugestão para estruturar de forma eficaz seus componentes em aplicações com React. Dica do André Gomes.

5 truques em HTML que ninguém está usando

No desenvolvimento Web é comum optar por um conjunto de ferramentas para construir as páginas, como HTML e JavaScript, por exemplo. No entanto, em alguns casos, poderia ser utilizado apenas HTML para se obter o mesmo resultado e este artigo demonstra alguns truques da linguagem que você poderia utilizar ao invés de aplicar JS ou outra tecnologia. Dica do Henrique Morato.

Funções anônimas em Ruby

Funções anônimas oferecem flexibilidade a qualquer código e em Ruby isso não é diferente. Neste artigo você vê detalhadamente o que são blocks, procs e lambdas e como se beneficiar dessas estruturas em Ruby. Dica do Henrique Morato.

Campus Code