Hey! Tudo bem?
O licenciamento livre de código é praticado há mais de 20 anos e, embora ainda exista bastante discussão sobre questões éticas envolvendo o modelo, podemos considerar o "open source" (ou código aberto) uma excelente fonte de estudos. Por isso, selecionamos alguns artigos para você entender melhor como contribuir com projetos de código aberto e como eles contribuem com a comunidade.
Você também vê uma introdução a animação e quadros-chave com CSS, porquê
parar de usar números e variáveis mágicas no seu código, joins com
método .or
em Ruby on Rails, mocks e stubs por um iniciante
e as vantagens de ser generalista ou especialista.
Boa leitura!
CÓDIGO ABERTO
Lições aprendidas refatorando um projeto React open source
Projetos open source são incríveis! Não há dúvidas sobre isso, mas o processo de desenvolvimento colaborativo pode parecer um pouco assustador. Neste artigo, o autor compartilha a experiência do seu time refatorando cerca de 10 mil linhas do código de uma aplicação React open source e seus aprendizados. Dica da Claudia Capelini.
Sequenciando DNA com dongle USB e código open source
Neste artigo você vê um pouco da história por trás da tecnologia e do software de sequenciamento de DNA. Dica do Henrique Morato.
Como começar a contribuir com projetos open source
Se pensa em contribuir com projetos open source, esse artigo dá algumas dicas desde como começar até um passo a passo de como fazer o seu primeiro pull request. Dica do João Henrique do Vale.
CAMPUSCODERS INDICAM
Introdução a animação e quadros-chave com CSS
Nas andanças pela internet, você já deve ter visto animações que mais parecem mágica, mas que, na realidade, foram feitas a partir de linhas de código. Essa é uma habilidade que pode exigir bastante estudo e, se tem interesse em aprender, este artigo é um bom ponto de partida para construir animações básicas usando CSS. Dica do João Henrique do Vale.
Pare de usar números e variáveis mágicas no seu código
Ruby é uma linguagem de programação conhecida por incentivar a criação de código de fácil leitura e compreensão. Muitas vezes, o código é escrito sem ter em mente que ele será lido por outras pessoas, o que pode resultar em baixa legibilidade. Considerando este cenário, o autor deste artigo discute o que chama de variáveis e números mágicos e porquê devem ser evitados. Dica do Henrique Morato.
Joins com método .or
em Ruby on Rails
Em programação, JOIN (SQL) se refere a junção de colunas de diferentes
tabelas. Neste artigo você vai conhecer uma alternativa para construir
consultas que mesclam JOINs com cláusulas `or`
no
ActiveRecord. Dica do
Henrique Morato.
Mocks e stubs por um iniciante
A concepção de mocks e stubs pode parecer complexa, principalmente para iniciantes na área de desenvolvimento e, neste artigo, o campuscoder Roberson Miguel compartilha seu aprendizado mostrando os conceitos básicos sobre o tema.
Generalista ou especialista?
Quando falamos sobre carreiras em tecnologia é comum nos deparamos com a dicotomia entre o profissional generalista e o especialista. Neste artigo, o autor discute vantagens e desvantagens entre os dois, como combinar ambos e os impactos de aplicar um modelo equilibrado na cultura de uma empresa. Dica do André Benjamim.