coding weekly #126

Newsletters - 16/Dez/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 126 - Dezembro de 2020

Hey! Tudo bem?

Já que estamos no final de um ano tão atípico, esta edição é especial para te ajudar a refletir sobre carreira e dicas para evoluir na área de desenvolvimento.

Você vê princípios para se tornar uma pessoa desenvolvedora em 10 anos, como evoluir rápido, dicas para iniciantes e todas as mentiras que contam para juniores. Também tem um bloco de artigos selecionados pelo campuscoder André Kanamura sobre carreira, com dica de como focar no cliente, como trabalham os grandes profissionais em desenvolvimento, um relato sobre mentoria de mulheres em tecnologia e fatores para levar em conta ao escolher uma linguagem de programação.

Boa leitura!

APRENDER E EVOLUIR

Ilustração animada de um cérebro com uma carinha feliz e perninhas, dançando.
Aprenda a programar em 10 anos

Ao contrário do que muitos livros e cursos de programação por aí podem dar a entender, programação não é algo que podemos aprender em alguns dias, muitos menos em algumas horas. Este artigo é uma tradução livre do original, em que são propostos alguns princípios para que você se torne uma pessoa programadora em 10 anos. Dica do Allan Siqueira.

Como evoluir rápido em desenvolvimento

Ainda no tópico sobre como se tornar uma pessoa desenvolvedora de software, neste artigo são apresentadas algumas dicas práticas para você acelerar sua evolução. Dica do Rafael Aquino.

Dicas para iniciantes em desenvolvimento

Se você já começou sua carreira em desenvolvimento, neste artigo o autor compartilha algumas ideias que foram úteis no seu primeiro ano como desenvolvedor e que podem ajudar outras pessoas nessa mesma jornada. Dica do André Kanamura.

Mentiras que contam para juniores

Ao longo de nossas vidas nos dizem muitas coisas e, às vezes, acabamos descobrindo que a realidade não é exatamente como nos contaram. Na carreira de desenvolvimento também são transmitidos muitos conceitos equivocados a respeito de juniores, e neste artigo, 5 deles são desmentidos. Dica do André Kanamura.

Foto de um notebook com o texto 'Live'.
LIVE: O que devo esperar do Ruby 3.0?

Dia 03/12, às 19h. Vamos bater um papo ao vivo sobre as novidades do Ruby 3.0, com participação especial da Marianna Veríssimo, tech lead da Konduto, e do Allan Siqueira, dev da Rebase. Ative o lembrete!

CARREIRA

Dicas do André Kanamura.

Imagem animada do lançamento de um foguete.
Por que "focar no cliente" não é fácil para quem desenvolve software

Para muitas empresas "focar no cliente" é um tipo de mentalidade encorajada para o sucesso do neǵocio. Embora esse pensamento possa ser interessante em alguns casos, para pessoas que desenvolvem software essa não é uma tarefa tão simples e neste artigo são apresentadas algumas razões disso.

Como trabalham grandes profissionais

Pessoas desenvolvedoras bem sucedidas em suas carreiras costumam possuir algumas características em comum, como escrever código legível e utilizar boas práticas. Neste artigo o autor buscou compilar algumas dessas características que pode observar ao longos dos anos trabalhando ao lado de ótimos profissionais.

Mentorando mulheres em tecnologia durante a pandemia

A pandemia afetou o mundo inteiro e muitas pessoas estão procurando formas de ajudar umas às outras neste momento difícil. Neste artigo, a autora compartilha sua experiência tutorando mulheres que tentam ingressar na área de tecnologia.

Escolhendo uma linguagem de programação

Existem muitos fatores a serem considerados quando vamos escolher uma linguagem de programação para investirmos tempo. Neste artigo, são explicados alguns desses fatores e como algumas das linguagens de programação disponíveis no mercado se enquadram no cenário atual.

Campus Code