coding weekly #124

Newsletters - 02/Dez/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 124 - Dezembro de 2020

Hey! Tudo bem?

Nesta edição trazemos alguns artigos sobre JavaScript indicados por campuscoders para te ajudar a evoluir nesta linguagem de alto nível.

Você também vê como resolver bugs mais rápido, 5 pseudo-elementos de CSS que talvez você não conheça, Firefox introduz modo de segurança https-only, por que tantos devs ainda usam Vim e Emacs, além de um livro grátis: o ShapeUp da Basecamp.

Boa leitura!

COMBO JS

Logo - JavaScript.
Compreendendo this em JavaScript

O palavra chave this em JavaScript pode ser complicada de ser compreendida completamente até mesmo para pessoas experientes na área. Com este artigo, você vai entender como o JavaScript escolhe os valores que devem ser atribuídos ao this em cada contexto. Dica do João Henrique do Vale.

Como criar filtros e busca de registros com JavaScript

Neste artigo você vê exemplos detalhados de como criar filtros e busca de registros em coleções usando JavaScript. Dica da Diana Regina.

Callbacks, Promises, e Async/Await em JavaScript

Em JavaScript, o processamento costuma ocorrer de forma síncrona, ou seja, trechos de código são executados em ordem e somente uma coisa de cada vez. Para executar código de forma assíncrona em JS, normalmente são utilizados Callbacks, Promises ou Async/Await. Neste artigo você pode ver exemplos dessas três abordagens. Dica do João Henrique do Vale.

Imagem de um cachorro deitado sobre uma cama, de frente para um notebook. Acima, o ícone de uma câmera, indicando 'Live'.
LIVE: Resolvendo (seus) problemas com OO - Parte 4

Dia 03/12, às 19h. Ainda não sabe aplicar Orientação a Objetos na prática? Nesta quarta parte, vamos finalizar o código que resolve um problema real, usando Ruby puro e Orientação a Objetos. Ative já o lembrete!

CAMPUSCODERS INDICAM

Imagem animada onde Homer, dOs Simpsons, vê um inseto entrando embaixo de uma caixa mas, quando levanta o objeto, não acha o inseto.
Como resolver bugs mais rápido

Uma das características que difere iniciantes em desenvolvimento de pessoas mais experientes é a rapidez com que conseguem resolver bugs no software. Essa qualidade está obviamente relacionada às horas de prática que as pessoas possuem, mas, neste artigo, você pode aprender formas de evoluir essa habilidade. Dica do André Benjamim.

5 pseudo-elementos de CSS que talvez você não conheça

Com esses pseudo-elementos de CSS, você consegue evitar o uso desnecessário de código JavaScript. Dica do Henrique Morato.

Firefox introduz modo de segurança https-only

Segurança é um assunto importante, principalmente na Web. Quando você se conecta a uma página na internet, é importante garantir que seus dados estão seguros. Por essa razão, uma nova funcionalidade do modo https-only ajuda a garantir conexão somente com conexões seguras. Dica do Henrique Morato.

Por que tantos devs ainda usam Vim e Emacs?

As ferramentas de desenvolvimento atuais são incríveis! Há muitos editores de código disponíveis e provavelmente existe um para satisfazer cada uma das necessidades mais estranhas que uma pessoa pode querer. No entanto, muitas pessoas que trabalham com desenvolvimento ainda preferem usar Vim e Emacs. Neste artigo, os autores discutem alguns dos motivos porquê tantas pessoas ainda usam essas ferramentas antigas, considerando a alta disponibilidade de editores mais modernos. Dica do André Benjamim.

Livro Shape Up da Basecamp

Disponibilizado gratuitamente pela Basecamp, o livro Shape Up, escrito por Ryan Singer, é voltado para times de desenvolvimento que tem dificuldade em entregar seus produtos. Com ele, você aprende linguagem e técnicas para projetos focados, assim como aumentar colaboração e engajamento no seu time. Dica do Henrique Morato.

Campus Code