Hey! Tudo bem?
Atualmente já é bem estabelecido na comunidade de desenvolvimento que qualidade de código está relacionada a boa legibilidade e facilidade de manutenção. E grande parte do trabalho para atingir essa qualidade envolve uma habilidade que acreditamos ser tão hard como codar: se comunicar com seu time. Selecionamos alguns artigos sobre o assunto para te ajudar a contar melhor a história por trás do seu código, deixando-o limpo e legível.
Você também vê os 5 níveis de evolução do trabalho remoto, cenários de testes para OAuth2.0, um relato sobre os problemas de seguir à risca as regras de RuboCop, como otimizar a imagem do Docker e como o código do Spotify funciona.
Boa leitura!
CÓDIGO LIMPO E LEGÍVEL
Somos contadores de histórias
Normalmente, software é feito em times e, para que seu desenvolvimento seja sustentável a longo prazo, uma comunicação efetiva é essencial. Neste artigo o autor compara a escrita de código com o processo de contar histórias, que refletem a evolução do software e as pessoas envolvidas ao longo do tempo. Dica do Henrique Morato.
Revisão de código sem perda de tempo
Uma estratégia amplamente adotada pela comunidade de desenvolvimento para garantir a qualidade do software é a Revisão de Código. Com o uso desta ferramenta, todos são responsáveis pela base de código da empresa e a comunicação interna se torna mais fácil. Mas, para que ela seja eficaz, podem ser necessárias algumas ações. Dica do André Benjamim.
(C)Lean Code
Uma maneira de garantir legibilidade e facilidade de manutenção de código é utilizar práticas de código limpo e enxuto. Neste artigo o autor apresenta metodologias para estruturar e manter o código do software organizado ao longo de todo o desenvolvimento. Dica do Henrique Morato.
LIVE: Resolvendo (seus) problemas com OO - Parte 3
Dia 26/11, às 19h. Ainda não sabe aplicar Orientação a Objetos na prática? Nesta terceira parte, vamos caminhar para a finalização do código que resolve um problema real, usando Ruby puro e Orientação a Objetos. Ative já o lembrete!
CAMPUSCODERS INDICAM
5 níveis de evolução do trabalho remoto
Com a pandemia do COVID-19, muitas empresas adotaram o modelo de trabalho remoto para todos ou para parte de seus times. Apesar de "trabalhar de casa" ser muitas vezes compreendido como uma forma inadequada de trabalho, talvez as empresas possam encarar o momento como uma oportunidade para mudanças nos modelos permanentes de trabalho. Dica do Rafael Aquino.
Cenários de testes para OAuth2.0
OAuth é um padrão de autorização utilizado para permitir logon em sites utilizando contas de serviços terceiros. Neste artigo você lê tudo o que precisa saber sobre OAuth do ponto de vista de segurança e uma lista de casos para testar. Dica do Patrick Natan.
Minha birra com o RuboCop
O RuboCop é uma ferramenta bastante adotada por times de desenvolvimento para garantir o uso de padrões de código. No entanto, neste artigo o autor apresenta casos em que as regras impostas pelo RuboCop podem ser a causa de alguns problemas se forem seguidas às cegas. Dica do André Benjamim.
Otimizando a imagem do Docker
Docker é uma plataforma para quem trabalha com tecnologia estabelecer ambientes isolados em contêineres para criar e rodar aplicações de forma fácil e segura. Isso é realizado por meio de imagens do Docker, que possuem tudo o que as aplicações precisam para funcionar corretamente e, por essa razão, podem acabar ficando enormes, com mais de 1 giga de dados. Neste artigo são descritas formas de otimizar a imagem do Docker para reduzir seu tamanho. Dica do Henrique Morato.
Como o código do Spotify funciona
Os códigos do Spotify são como QR codes que podem ser gerados para compartilhar de forma fácil músicas, artistas, playlists etc. Bacana, né? Esse artigo detalha como eles funcionam por trás dos panos. Dica do Henrique Morato.