coding weekly #122

Newsletters - 18/Nov/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 122 - Novembro de 2020

Hey! Tudo bem?

Nesta semana selecionamos quatro artigos sobre um tema importantíssimo: ACESSIBILIDADE. Já que estamos há meses em uma vida quase totalmente online, mais que nunca, agora é a hora pra colocar práticas de implementação pra jogo na hora de pensar em sua aplicação Web.

Você também vê Ciência de Dados para gatos, como é a Revisão de Código na Shopify, o equilíbrio entre testes e código e desafios inspiradores de Front-End.

Boa leitura!

ACESSIBILIDADE PRA ONTEM

Ilustração mostrando um olho, um texto
Entendendo o básico

Aqui você encontra um guia para te ajudar a prover uma experiência impactante para usuários com diferentes tipos de deficiência, seja temporária ou permanente. Dica do João Henrique do Vale.

Melhore seu JavaScript pensando em acessibilidade

Já sabemos que acessibilidade é um item básico nas aplicações Web, mas ainda há muito a discutir em torno de sua implementação. Neste artigo, parte de uma série sobre acessibilidade em JS, a autora compartilha a experiência de como ela aprendeu a linguagem para ganhar possibilidades mais acessíveis em suas aplicações. Dica do João Henrique do Vale.

Codando sem as mãos

E quando a necessidade de acessibilidade surge para quem está com a mão na massa desenvolvendo a aplicação? Neste artigo, o autor conta como foi se adaptar a produzir código ditando e utilizando rastreamento ocular após um problema nos cotovelos incapacitá-lo a usar mouse e teclado como ferramentas de trabalho. Dica do André Benjamim.

Panorama de acessibilidade no Brasil

Se você ainda não se convenceu de que implementar acessibilidade em suas aplicações vai beneficiar uma grande parcela de usuários, dê uma olhada nesta publicação. Divulgada em maio deste ano, traz um panorama sobre acesso e uso de Tecnologias de Informação e Comunicação por pessoas com deficiência no Brasil e na América Latina. Spoiler: é mais gente que você imagina! Dica do André Benjamim.

Imagem de um cachorro feliz sentado em uma cadeira, de frente para um notebook. Acima, o ícone de uma câmera, indicando 'Live'.
LIVE: Resolvendo (seus) problemas com OO - Parte 2

Dia 19/11, às 19h. Ainda não sabe aplicar Orientação a Objetos na prática? Vamos dar continuidade à live anterior, quando começamos a resolver um problema real usando Ruby puro. Ative já o lembrete!

CAMPUSCODERS INDICAM

Imagem animada de um gatinho amarelo sobre o teclado de um notebook. Na tela, algo que parece um código em um terminal.
Ciência de Dados para gatos

Tá a fim de aprender ciência de dados de uma forma divertida? Este artigo, o primeiro de uma série de quatro, usa exemplos da vida de um gato para explicar como funciona a lógica por trás das questões e abordagens sobre dados. Dica do André Benjamim.

Como é a Revisão de Código na Shopify?

A gigante plataforma de comércio multicanais compartilhou como fortaleceu as rotinas e boas práticas de revisão de código em seu time de desenvolvimento ⏤ e você pode aprender com informações valiosas de quem lida com código em grande escala! Dica do André Benjamim.

O equilíbrio entre testes e código

Você está escrevendo muitos testes ou código demais? A partir desse questionamento, a autora traz pontos para te ajudar a avaliar o quanto o número de testes escritos está realmente a favor de melhorar sua aplicação num cenário de mudanças. Dica do Rafael Aquino.

Desafios inspiradores de Front-End

Seguindo a lógica de que quanto mais código você faz, melhor seu código fica, este artigo traz 20 desafios para você evoluir em Front-End começando ainda hoje. Dica do Patrick Natan.

Campus Code