coding weekly #121

Newsletters - 11/Nov/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 121 - Novembro de 2020

Hey! Tudo bem?

Cada linguagem de programação Web foi criada pensando em resolver aplicações de certa maneira e, portanto, tem várias particularidades. Ainda assim, cada uma pode apresentar formas diferentes de resolver um mesmo problema. Desta vez, selecionamos artigos para você entender melhor JavaScript e descobrir possibilidades distintas de lidar com a linguagem.

Você também vê a história por trás do Floating Action Button (FAB), como explorar metaprogramação em Ruby, explicando 5 erros usando comando grep, débito técnico como falta de entendimento e como passar argumentos com Ruby 2.7.

Boa leitura!

POSSIBILIDADES EM JAVASCRIPT

Imagem animada de um rapaz que movimenta as mãos como uma balança, acompanhando com o rosto e olhando como quem pensa em qual lado é melhor.
4 métodos para fazer buscas em arrays com JavaScript

Encontrar dados em arrays é uma necessidade rotineira quando trabalhamos com desenvolvimento de software. Por isso é comum as linguagens de programação possuírem métodos prontos que nos ajudam nessa tarefa. Aqui você verá 4 métodos do JavaScript para fazer buscas em arrays. Dica da Diana Regina.

Guia sobre condicionais em JavaScript para iniciantes

Se você está começando seus estudos em JavaScript, esse artigo pode ajudar a compreender como funcionam as estruturas condicionais nesta linguagem de programação, fazendo uma comparação entre if/else e switch case. Dica do João Henrique do Vale.

Diferentes abordagens de Orientação a Objetos em JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação multiparadigma e oferece s uporte para utilizar Orientação a Objetos de algumas maneiras diferentes. Neste artigo são exploradas 4 abordagens possíveis para implementar esse paradigma. Dica do André Benjamim.

CAMPUSCODERS INDICAM

Um FAB regular que consiste de um (1) container e um (2) ícone.
A história por trás do Floating Action Button (FAB)

O botão de ação FAB – presente em aplicativos da Google para celulares – foi idealizado com foco em criar experiências de usabilidade melhores para usuários. Neste artigo, pessoas envolvidas no desenvolvimento do ícone compartilham um pouco sobre a história por trás do FAB. Dica do André Benjamim.

Explorando metaprogramação em Ruby

Metaprogramação é parte importante de Ruby. Isso significa que é permitido e esperado que o comportamento padrão do código seja analisado e manipulado. Para isso, é necessário conhecer o funcionamento interno da linguagem. Neste artigo você poderá compreender mais sobre a metaprogramação em Ruby para avançar seus conhecimentos como pessoa desenvolvedora. Dica do Henrique Morato.

5 erros ao usar o comando grep

O grep é um dos comandos de Terminal usados com mais frequência, já que sua função é fazer buscas de textos. Ele pode ser empregado de maneiras complexas, que podem gerar uma certa confusão. Neste artigo o autor detalha alguns erros que cometeu ao usar o grep e os motivos que o levaram a cometê-los. Dica do André Benjamim.

Débito técnico como falta de entendimento

Débito técnico é uma metáfora em desenvolvimento de software que enquadra uma forma de se pensar sobre tomadas de decisões para um negócio, colocando um custo implícito ao retrabalho futuro devido a escolhas fáceis e rápidas no presente. Aqui você pode compreender um pouco mais sobre esse conceito e a importância de entender o seu produto quando estamos desenvolvendo software. Dica do André Benjamim.

Passando argumentos com Ruby 2.7

Em Ruby, métodos podem passar argumentos adiante automaticamente usando o operador ... (três pontos). Mas se você quiser manipular os dados antes de serem repassados com esse operador, um erro é levantado. Neste artigo é apresentada uma estratégia para lidar com esse problema. Dica do Henrique Morato.

Campus Code