coding weekly #120

Newsletters - 04/Nov/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 119 - Outubro de 2020

Hey! Tudo bem?

Para quem trabalha com aplicações Web, manter um controle de versões durante o desenvolvimento é fundamental. Mas você já se perguntou como exatamente o versionamento funciona? Nessa edição selecionamos alguns artigos para te ajudar a entender melhor o mecanismo por trás do Git.

Você também vê como rodar sua base de dados no Docker, como criar profundidade e perspectiva com div única no CSS, o contexto com relação ao STM em Ruby, um ranking de gems para Ruby e como tirar dúvidas com clareza.

Boa leitura!

POR DENTRO DO GIT

Imagem animada da logo do Git.
Como o Git funciona

O Git é uma ferramenta essencial para quem trabalha com desenvolvimento de software e compreender como ele funciona internamente pode ajudar no fluxo de trabalho diário ou na hora de resolver problemas. Esse artigo mostra o que acontece "por trás dos panos" quando você executa comandos Git. Dica do Henrique Morato.

Faça seu próprio Git com Python

Já que estamos falando sobre a importância de compreender o Git, nada mais imersivo que fazer o seu próprio Git para entender como ele funciona internamente. Neste tutorial você encontra um passo a passo para reconstruir uma aplicação similar ao Git, de forma que você será capaz de compreender os conceitos presentes em ambos. Dica do André Benjamim.

Fazendo o fluxo CI do GitHub mais rápido

O GitHub é uma das maiores plataformas de hospedagem de código e de controle de versão que utilizam Git. Dado o tamanho da aplicação, o desenvolvimento interno conta com milhares de testes e de arquivos que precisam ser processados, assim como dezenas de jobs do CI, que chegava a demorar 45 minutos para ser concluído. Neste artigo a autora compartilha a experiência do time ao procurar pelo problema e o processo para lidar com ele. Dica do Henrique Morato.

CAMPUSCODERS INDICAM

Foto de vários contêineres de armazenamento em cores fortes, todos empilhados.
Como rodar sua base de dados no Docker

Estabelecer sua base de dados é um dos pré-requisitos para começar a codar uma aplicação, e configurá-la em serviços de virtualização pode oferecer muitas vantagens, além de não ocupar espaço na sua máquina. ste artigo apresenta os prós de rodar sua base de dados no Docker e como configurar de maneira simples e rápida. Dica do Henrique Morato.

Profundidade com div única

CSS é um framework que permite adicionar estilo à sua aplicação Web muitas vezes com pouco código. Aqui você vê vários exemplos de uma div só para aplicar profundidade e criar perspectiva. Dica do André Benjamim.

O contexto com relação ao STM em Ruby

Como parte de um esforço para ter suporte para concorrência e paralelismo em Ruby, existe uma proposta para ser adicionado STM (Software Transactional Memory à linguagem. Este artigo contextualiza o que é STM e apresenta alguns dos benefícios e problemas. Dica do Ederson de Lima.

Ranking de gems para Ruby

Em desenvolvimento Web com Ruby, o uso de gems é muito comum para agregar funções que não são nativas na linguagem. Mas há uma extensa variedade de gems para os mais diversos fins e pode ser difícil se manter em dia ou até mesmo escolher o melhor pacote para o seu projeto. Este banco de gems traz um ranking das mais baixadas, um bom indicativo para você se guiar e escolher a melhor para a sua necessidade. Dica do Henrique Morato.

Tirando dúvidas com clareza

Aqui na Campus Code nós falamos muito sobre as soft skills que são tão hard como qualquer outra em desenvolvimento Web, como é o caso de uma comunicação realmente efetiva. Quando você faz parte de um time, aprender a explicar melhor suas ideias e falar do código produzido por outra pessoa são habilidades muito importantes. Neste artigo, a autora te ajuda a responder dúvidas de maneira mais clara, concisa e direto ao ponto. Dica do André Benjamim.

Campus Code