coding weekly #118

Newsletters - 21/Out/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 118 - Outubro de 2020

Hey! Tudo bem?

Hoje selecionamos três artigos indicados pelo campuscoder André Benjamim para você entender melhor como funciona a injeção de dependência e quando usá-la em Ruby.

Você também vê sobre o lançamento da nova turma do TreinaDev, outras bibliotecas Ruby além de Rails, dicas para te ajudar a fazer questionamentos melhores dentro de um time, como foi a otimização de performance do Mercado Livre e como otimizar live chats.

Boa leitura!

INJEÇÃO DE DEPENDÊNCIA

Ilustração do fluxo de funcionamento de injeção de dependência.
Injeção de dependência explicada de forma simples

Injeção de dependência é uma técnica de programação em que um objeto recebe outros objetos dos quais depende. Ela pode parecer bastante complexa, mas neste artigo o autor procura explicar esse conceito de maneira simples por meio de um exemplo do mundo real.

Porquê injeção de dependência é algo bom para quem programa

Em desenvolvimento de software, implementar código fracamente acoplado é muitas vezes considerado algo bom e a injeção de dependência pode ajudar nisso. Neste artigo a técnica é explicada por meio de exemplos em Kotlin.

Desacoplando Ruby: Delegar ou Injetar de Dependência

Código fortemente acoplado pode dificultar bastante a manutenção de um sistema. Delegação e Injeção de Dependência são técnicas bastante úteis para desacoplar código e, neste artigo, são apresentadas as principais diferenças entre as duas.

CAMPUSCODERS INDICAM

TreinaDev: torne-se dev ao dinal do programa. 100% gratuito.
Inscrições abertas para o TreinaDev

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da quinta turma do TreinaDev. O programa é 100% gratuito e, além de receber apostilas para iniciar os estudos, você tem a chance de fazer um treinamento online focado nas boas práticas em desenvolvimento aplicadas no mercado. O mais legal? Ao final do processo, as empresas patrocinadoras ainda podem te convidar para entrevistas de trabalho! Inscreva-se já em www.treinadev.com.br.

Um mundo além do Rails

A popularidade da linguagem de programação Ruby se deve, em parte, ao sucesso do framework de desenvolvimento Web Rails. Neste artigo são apresentadas outras bibliotecas muito interessantes que talvez você não conheça ou nunca tenha experimentado, mas que valem o seu tempo. Dica do Ederson de Lima.

Fazendo perguntas melhores

Incentivar um time a fazer as perguntas certas pode ajudar na produção de melhores soluções para o seu negócio, por isso é interessante que seja criado um ambiente de trabalho acolhedor, em que as pessoas se sintam seguras para fazer questionamentos. Neste artigo o autor compartilha possíveis abordagens para estimular as pessoas a fazerem perguntas impactantes. Dica do André Benjamim.

Otimização de performance do Mercado Livre

O Mercado Livre é uma das maiores plataformas de comércio e pagamentos online na América do Sul e, por isso, perfomance é uma questão de altíssima importância para o negócio. No artigo é resumido o trabalho realizado pelo time de arquitetura front-end para otimizar o código da aplicação web. Dica do João Henrique do Vale.

Otimização de live chat

Para a experiência da pessoa que utiliza o live chat, a velocidade é um fator importante. Quanto mais rápido ele funciona, melhor pode ser o engajamento. Por isso, otimizar a performance do sistema é essencial. Neste artigo são comparados alguns provedores de serviços de live chat e detalhes técnicos de como sua performance pode ser melhorada. Dica do André Benjamim.

Campus Code