coding weekly #117

Newsletters - 14/Out/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 117 - Outubro de 2020

Hey! Tudo bem?

Esta semana trazemos alguns artigos com dicas valiosas em CSS que vão ajudar a criar layouts mais interessantes e funcionais em aplicações Web.

Você também vê como participar na Hacktoberfest com a gente, como emular interfaces em Ruby, dicas para conseguir que designers e devs trabalhem realmente juntos, a versão teste Ruby 3.0.0-preview1 e saúde mental em desenvolvimento de software.

Boa leitura!

DICAS EM CSS

Tela de editor de código mostrando o módulo line-clamp.
CSS: propriedade line-clamp

O CSS é uma excelente ferramenta para controlar a forma como os elementos são apresentados numa página Web. Neste artigo você vê como a propriedade line-clamp pode ser usada para esconder o texto após determinado número de linhas. Dica do Henrique Morato.

Como usar máscaras com CSS

Além de possibilitar a manipulação da forma como textos são apresentados, o CSS nos permite trabalhar com imagens. Com a propriedade mask-image, podemos aplicar máscaras sobre outras imagens, mudando a forma como elas aparecem na página Web. Dica do João Henrique do Vale.

Como fazer recortes com CSS

Outra maneira de modificar a forma como imagens são apresentada na tela é por meio da propriedade clip-path do CSS. Neste artigo você pode ver como essa propriedade permite fazer recortes de diferentes formatos em imagens. Dica do João Henrique do Vale.

CAMPUSCODERS INDICAM

Hacktoberfest 2020 na Campus Code.
Hacktoberfest na Campus Code

Este ano a Campus Code está tocando a produção de uma aplicação de inscrições em código aberto junto com a organização da Ruby Summit Brasil. Você pode ver neste vídeo como o projeto está sendo configurado e como contribuir participando da Hacktoberfest 2020. Spoiler: vai ter revisão de código e pull requests ao vivo!

Emulando interfaces em Ruby

Se já programou em Java e sente falta de aplicar interfaces ao trabalhar com Ruby, este artigo é pra você. Ao contrário do que muitos acreditam sobre se manter limitado ao que a linguagem oferece nativamente, o autor mostra como tirar proveito ao emular interfaces a partir de módulos, descrevendo comportamentos de objetos. Dica do Henrique Morato.

Designers e devs trabalhando juntos?

Um dos clássicos embates em times de tecnologia é conseguir que devs e designers trabalhem na mesma página e falem a mesma língua. Neste relato, a autora conta as estratégias e práticas que seu time tem adotado para integrar as duas áreas e focar unicamente na entrega de um produto que faça sentido para usuários. Dica da Diana Regina.

Vem aí o Ruby 3.0.0

Mas, enquanto ele não chega, você pode testar a versão Ruby 3.0.0-preview1 e contribuir testando novas features e melhorias de performance. Este artigo apresenta algumas delas, como a rbs gem, que vem integrada e permite analisar e processar definições de tipos escritos em RBS, e a Thread#scheduler, que intercepta operações em bloco (ainda de forma experimental). Dica do Mateus Braga.

Saúde mental em desenvolvimento de software

Tem se falado bastante sobre saúde mental nos últimos tempos e a área de desenvolvimento de software não está livre desse problema. Parece ser cada vez mais comum o esgotamento, conhecido também como Síndrome de Burnout. Neste artigo o autor apresenta suas percepções a respeito da área e faz algumas reflexões sobre nossa relação com o trabalho. Dica da Claudia Capelini.

Campus Code