coding weekly #116

Newsletters - 07/Out/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 116 - Outubro de 2020

Hey! Tudo bem?

Se você trabalha com Ruby on Rails e anda criando aplicações reativas, o campuscoder Mateus Braga indica o Stimulus Reflex para facilitar o trabalho. Ele ainda separou alguns artigos que trazemos nesta edição para você aprender como aplicar a biblioteca com sucesso.

Você ainda vê sobre a importância da tipografia nas aplicações, como realizar cálculos com dinheiro em Ruby, como tornar animações Web acessíveis, as complexidades de transações do Active Record e um tutorial de automação de testes com RSpec.

Boa leitura!

STIMULUS REFLEX

Imagem mostrando diretórios, com vários arquivos do tipo reflex.rb
Aplicações Rails Reativas com Stimulus Reflex

Stimulus Reflex é uma biblioteca do Rails que facilita a criação de aplicações reativas. A promessa é que ela seja performática e simples de implementar, assim você pode focar no desenvolvimento das funcionalidades mais importantes do seu negócio. Neste artigo você vê um exemplo de aplicação simples de lista de tarefas com Stimulus Reflex.

Vida longa ao Stimulus Reflex e ao ViewComponent

Neste artigo o autor descreve sua experiência com desenvolvimento de aplicações,e o motivo de sua empolgação com o Stimulus Reflex e as possibilidades que ele traz.

Como funcionam as partial morphs do Stimulus Reflex

E por último, mas não menos importante: a última atualização do Stimulus Reflex versão 3.3.0 apresentou as partial morphs, que permitem reduzir o tempo de execução de ações.

CAMPUSCODERS INDICAM

Imagem ilustrando as diferenças entre textos 'light' e 'medium', 'fine' e 'bold' , 'medium' e 'extra-bold'.
A importância da tipografia

A tipografia é a arte que reúne técnicas para criar e organizar textos. O termo também é utilizado para se referir ao estilo, organização e aparência de caracteres. Isso pode não parecer muito importante num primeiro momento, mas a tipografia influencia diretamente a experiência da pessoa que está usando uma aplicação ou lendo um artigo. Este artigo apresenta alguns dos princípios mais relevantes de tipografia para lembrarmos na hora de montar uma página que possua texto. Dica do João Henrique do Vale.

Cálculos com dinheiro em Ruby

Qualquer aplicação pode ter bugs e a maior parte deles pode passar despercebida por muitas pessoas. Mas se a aplicação estiver fazendo cálculos errados com a moeda local, certamente isso vai causar muita dor de cabeça. Neste artigo o autor apresenta algumas classes do Ruby que não são adequadas para lidar com dinheiro e traz opções mais interessantes. Dica do Ederson de Lima.

Animações Web acessíveis

Tornar as animações mais acessíveis em aplicações Web pode demandar uso de estratégias específicas para que tenhamos um impacto positivo. Para isso, existem algumas orientações para conteúdo Web que devem ser seguidas e, neste artigo, o autor mostra como essas recomendações foram aplicadas para seu trabalho com animações na Web. Dica do Henrique Morato.

As complexidades de transações do Active Record

O Active Record do Rails é o sistema que facilita lidar com objetos cujos dados devem ser persistidos em banco e, por isso, ele esconde por baixo dos panos bastante da complexidade de seu funcionamento. Se você se interessa em aprender como ele funciona internamente, esse artigo pode te ajudar. Dica do Henrique Morato.

Automação de Testes com RSpec

A utilização de testes automatizados tem se tornado obrigatória em muitas empresas em que as aplicações precisam ter funcionamento impecável 100% do tempo e qualquer erro pode causar enormes prejuízos. Se você está precisando aprender como implementar testes usando RSpec em Ruby on Rails, este artigo do campuscoder Matheus Vieira apresenta um tutorial passo a passo para te ajudar =)

Campus Code