coding weekly #112

Newsletters - 09/Set/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 112 - Setembro de 2020

Hey! Tudo bem?

Se você nos acompanha há algum tempo, sabe que incentivamos boas práticas em todos os contextos da rotina de dev. Desta vez, selecionamos alguns artigos sobre hábitos e dicas para melhorar sua relação com a escrita de código.

Você também vê conceitos de Git e fluxo de trabalho para iniciantes, um relato de atualização do GitHub para Ruby 2.7, uma live em que Uncle Bob aborda tópicos importantes, como funciona internamente o empacotamento de gems e o guia de estilo Ruby da Shopify.

Boa leitura!

CODANDO MELHOR

Imagem animada de um monstrinho verde com uma teclado cheio de botões na frente. Ele levanta os braços e se prepara antes de digitar enlouquecidamente.
Hábitos de programação que você deveria adotar

Todos temos determinados hábitos em nossas vidas, sejam bons ou ruins. Mas, alguns deles podem aumentar nossa eficiência em programação. Neste artigo, são apresentados alguns exemplos de hábitos que podem impactar positivamente em nossas vidas como pessoas que trabalham com desenvolvimento de software. Dica do Rafael Aquino.

Como cometer menos erros de programação

Quando estamos programando, focar em evitar erros bobos pode ser um bom caminho para evoluirmos como devs. Neste artigo, o autor lista algumas dicas para adicionar elementos de rigor e controle no seu dia a dia e te ajudar a errar menos. Dica do Henrique Morato.

Como escrever código insustentável

Escrito em tom de sátira, o texto contém uma série de princípios que você pode usar para guiar a forma como escreve código. Então, faça exatamente o oposto do que o artigo diz e você terá, esperançosamente, código fácil de manter e com boa legibilidade. Dica da Claudia Capelini.

CAMPUSCODERS INDICAM

Print de tela de um editor de código com o escrito 'git init'.
Git e fluxo de trabalho para iniciantes

Trabalhar com desenvolvimento de software não envolve apenas escrever código, precisamos ficar confortáveis usando muitas tecnologias, como o Git, e incorporá-las em nosso fluxo de trabalho. Se você está iniciando seus estudos, pode encontrar neste artigo os principais comandos do Git e uma maneira prática de usar branches. Dica da Claudia Capelini.

Atualizando GitHub para Ruby 2.7

GitHub é uma das maiores plataformas de hospedagem de código com controle de versão no mundo. Ela utiliza Ruby desde o início e o time de desenvolvimento sabe da importância de manter o sistema atualizado com as últimas versões da linguagem, mas implementar essa atualização em um sistema tão grande quanto o GitHub exige coordenação e trabalho em equipe. Neste artigo, a autora descreve a estratégia utilizada nesse processo e os benefícios da atualização. Dica do André Benjamim.

Fala, Uncle Bob

Robert C. Martin, conhecido popularmente como "Uncle Bob" ("Tio Bob"), é um autor e instrutor de desenvolvimento de software conhecido na comunidade por ter cunhado importantes princípios de design de software. Nesta live, ele fala sobre sua trajetória com programação e sobre tópicos como Clean Code, SOLID, TDD e mais. Dica do Mateus Braga.

Como funciona internamente o empacotamento de gems

Gerenciadores de pacotes são ferramentas que facilitam a instalação, remoção e atualização de programas de computador e se tornaram indispensáveis para uso da maioria das linguagens de programação modernas, como Ruby. O RubyGems é o gerenciador de pacotes do Ruby e, neste artigo, o autor descreve seu funcionamento interno. Dica do André Benjamim.

Guia de estilo Ruby da Shopify

Ruby é a principal linguagem de programação na Shopify. Assim, é esperado que todas as pessoas que programam na empresa tenham algum conhecimento sobre ela. Por isso, compartilham suas principais orientações sobre estilo de código Ruby neste artigo. Dica do Ederson de Lima.

Campus Code