coding weekly #110

Newsletters - 26/Ago/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 110 - Agosto de 2020

Hey! Tudo bem?

Se bateu a falta de ânimo e sua rotina ficou esquisita depois de tanto tempo no "novo normal", não se preocupe: acontece com os melhores profissionais, em qualquer área. Separamos aqui algumas dicas para te ajudar a continuar codando com maestria, sem deixar de lado seu plano de evolução na carreira com projetos pessoais e desenvolvimento individual.

Você também vê mais sobre pair programming e seus benefícios, como otimizar carregamento de imagens com lazy loading, como ler código, a importância dos nomes para código limpo e por que é sempre bom conferir os valores de retorno.

Boa leitura!

CONTINUE A NADAR

Imagem animada mostrando uma mulher torcendo e gritando 'let's go'!' ('vamos!').
Truques para voltar a codar quando você perde a motivação

Grande parte das pessoas que trabalham com programação são apaixonadas por código. Mas, mesmo assim, existem momentos em que podemos perder a motivação. Cada um de nós pode encontrar suas próprias estratégias para recuperar aquela energia da paixão pelo trabalho, mas aqui tem algumas dicas para te ajudar nessa tarefa. Dica do André Kanamura.

Como se manter motivado para trabalhar em projetos pessoais

Os três passos para desenvolver projetos pessoais costumam ser: ter uma ideia, criar o repositório e abandonar o projeto. Para que este ciclo seja quebrado, seguem algumas estratégias para manter a motivação naquele projeto pessoal e finalmente concluí-lo. Dica do André Benjamim.

Criando seu Plano de Desenvolvimento Individual

Não adianta ficar esperando a motivação bater para conseguir executar seu planos. Existem ações práticas que podem ser seguidas para que você, de fato, se desenvolva e alcance seus objetivos. Dica da Josy dos Anjos.

CAMPUSCODERS INDICAM

Ilustração mostrando duas pessoas usando o mesmo computador, esquematizando a técnica 'driver-navigator'.
Sobre pair programming

O pair programming (programação em pares) é uma técnica utilizada em desenvolvimento de software, mas que ainda não possui grande adoção em empresas. No entanto, ela apresenta uma série de vantagens que podem não ser evidentes. O artigo descreve as diferentes formas de executar pair programming e algumas sugestões de como aplicar a técnica, assim como seus principais benefícios e desafios. Dica do Henrique Morato.

Otimizando carregamento de imagens

A propriedade lazy loading é uma das abordagens mais usadas para otimizar carregamento de imagens na Web. Apesar de ser nativamente suportada pela maioria dos navegadores, queremos que nossa aplicação utilize o lazy loading quando for possível, mas também utilize outras ferramentas quando necessário. Neste artigo, é sugerida uma implementação para atingir esse objetivo. Dica do João Henrique do Vale.

Como ler código

Quando se trabalha com desenvolvimento de software dificilmente ficamos dentro de um mesmo projeto por muitos anos. Isso significa que, de tempos em tempos, vamos trabalhar com código novo e diferente, no qual teremos que implementar alterações. Neste artigo são apresentadas algumas dicas que podem ajudar a se ambientar rapidamente com o projeto e escrever código com mais confiança. Dica do André Benjamim.

A importância dos nomes para código limpo

Programação envolve escrever muito código, no entanto, algo que você provavelmente fará muito mais na sua carreira em desenvolvimento será ler código. Por essa razão, escrever código limpo e legível é algo tão importante e isso inclui dar nomes adequados para classes, métodos, variáveis etc, comunicando significados claros. Dica do André Benjamim.

Sempre confira os valores de retorno: Web e API

Em desenvolvimento de aplicações Web, é importante construir o produto tendo em mente o ponto de vista da pessoa que vai utilizá-lo. Mas, tão importante quanto focar na sequência de ações esperadas que levam para o final desejado, é se atentar para os equívocos e mostrar mensagens de erros explicativas. Dica do André Benjamim.

Campus Code