coding weekly #109

Newsletters - 19/Ago/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 109 - Agosto de 2020

Hey! Tudo bem?

Grande parte das aplicações vai exigir autenticação e autorização para garantir total segurança e controle do que será acessado por cada usuário. Selecionamos alguns artigos que vão mostrar em detalhes o que significa de fato autenticar e autorizar e exemplos de como implementar em Ruby on Rails e Node.js.

Você também vê um dos erros mais comuns de acessibilidade na Web, um relato sobre criar a mesma aplicação em React e Vue, como delegar eventos em JavaScript, 12 maneiras de chamar um método em Ruby e técnicas de CSS modernas para melhorar a legibilidade.

Boa leitura!

AUTENTIQUE E AUTORIZE

Imagem animada mostrando o processo de autenticação com ID Tokens.
Autenticação e autorização para todos

Autenticação e autorização são partes necessárias de muitas aplicações e talvez você já tenha implementado em algum projeto, mas sem compreender exatamente como funcionam. Este artigo pode te ajudar a entender os fundamentos por trás do funcionamento da autenticação e autorização de aplicações usando OAuth 2.0 e OpenID Connect. Dica do André Benjamim.

Entendendo e implementando OAuth2 em Ruby

Se você está desenvolvendo uma aplicação Ruby on Rails e precisa de um guia para orientar sua implementação de autenticação com OAuth2, este é artigo para você! Dica do André Benjamim.

Guia prático de autenticação com JWT em Node.js

Neste artigo, você vai ver detalhes do funcionamento da autenticação JWT com Node.js, fazendo sua própria implementação do código numa aplicação monolito. Lembrando que existem alternativas prontas que podem oferecer soluções bastante seguras. Dica da Claudia Capelini.

CAMPUSCODERS INDICAM

Imagem com uma foto de produto e, ao lado, um ícone identificado por uma seta vermelha.
Um dos erros mais comuns de acessibilidade na Web

Em desenvolvimento Web, talvez por pressa ou por puro esquecimento, é comum o atributo ALT de imagens ficar esquecido, o que prejudica a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Neste artigo, você pode se informar mais sobre ele para que sua aplicação seja acessível para todos. Dica do João Henrique do Vale.

Criando a mesma aplicação em React e Vue

Vue e React são ferramentas utilizadas em desenvolvimento Web que possuem algumas similaridades, como utilizar abordagem de DOM virtual e componentes visuais reativos e combináveis. Neste artigo, o autor apresenta as principais diferenças resultantes do desenvolvimento da mesma aplicação utilizando essas tecnologias. Dica do Henrique Morato.

Delegando eventos em JavaScript

O artigo explica de forma objetiva o que é a delegação de eventos em JavaScript, uma metodologia que permite o tratamento de eventos que ocorrem nos elementos HTML da sua aplicação Web. Dica do André Benjamim.

12 maneiras de chamar um método em Ruby

Ruby é uma linguagem bastante flexível e isso é refletido nas diferentes formas como podemos executar exatamente a mesma ação. Neste artigo, o autor lista 12 diferentes maneiras de chamar métodos em Ruby. Dica do Luis Arantes.

Técnicas de CSS modernas para melhorar legibilidade

A legibilidade de textos é muito importante, independente da mídia que está sendo utilizada – pode ser um livro, um jornal ou na tela do aparelho de celular. Mas quando estamos falando da internet, podemos utilizar técnicas modernas de CSS para melhorar a legibilidade dos textos em páginas Web. Dica do André Benjamim.

Campus Code