coding weekly #108

Newsletters - 11/Ago/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 107 - Agosto de 2020

Hey! Tudo bem?

Pra você que é rubista de coração e continua querendo desbravar funcionalidades para desenvolver melhor, selecionamos artigos sobre checagem de tipos, como organizar bibliotecas e sobrecarga de métodos.

Você também vê práticas de revisão de código, um pouco sobre o DEV#TRANSLATE, uma comparação operacional entre monolito e microsserviços, um relato sobre como ganhar confiança se você é iniciante na carreira e como lidar com a presença de pessoas tóxicas nas comunidades de código.

Boa leitura!

MAIS EM RUBY

Imagem animada de um laptop com um rubi vermelho na tela.
Checagem de tipos em Ruby 3

Em programação, quando falamos sobre tipagem dinâmica ou estática, estamos nos referindo às maneiras como são definidos os tipos de dados, sendo que ambas possuem vantagens e desvantagens. Tendo ciência dessas trocas, as linguagens muitas vezes apresentam funcionalidades que ajudam a equilibrar as coisas e agora a versão 3 do Ruby terá suporte à checagem estática de tipos. Dica do Henrique Morato.

Como organizar uma biblioteca Ruby

Projetos de software costumam ser compostos basicamente por um monte de arquivos separados em pastas, que em conjunto constituem a biblioteca da aplicação. Mas, com relação a esse assunto, há algumas questões que raramente são levantadas, por exemplo: como eu devo organizar esses arquivos ou quais itens desta biblioteca são realmente necessários? Existem algumas convenções que você pode consultar neste guia para bibliotecas Ruby. Dica do André Benjamim.

Sobrecarga de métodos em Ruby

A sobrecarga de métodos é uma funcionalidade interessante em linguagens de programação que não está presente em Ruby. O artigo apresenta uma maneira de criar múltiplas implementações de um método usando a flexibilidade do Ruby. Apesar da implementação ser complexa e pouco performática, é interessante ver como a linguagem pode ser utilizada. Dica do André Benjamim.

CAMPUSCODERS INDICAM

Imagem animada de uma moça olhando para a câmera através de um óculos e de uma lente de aumento.
Práticas de revisão de código

Revisão de código é uma das melhores maneiras de garantir qualidade da base de código de qualquer projeto de software. No entanto, se não for executado de forma adequada, pode ser fonte de frustração e perda de tempo. Por isso, seguir algumas premissas e boas práticas pode ser extremamente benéfico para o trabalho em times de desenvolvimento. O artigo apresenta algumas dicas do que ter em mente quando estiver fazendo ou recebendo revisão de código. Dica do André Benjamim.

DEV#TRANSLATE

Com o intuito de ampliar o acesso a conteúdos sobre tecnologia, foi criado o DEV#TRANSLATE, que contém artigos técnicos traduzidos para diferentes idiomas. Além de encontrar informações traduzidas, você também pode contribuir com o projeto e ajudar outras pessoas. Dica do André Benjamim.

Monolito vs microsserviços: uma comparação operacional

Atualmente em desenvolvimento encontramos basicamente duas abordagens de arquitetura de software: monolito e microsserviços. Elas possuem características bastante distintas e nesse artigo são apresentadas as principais diferenças com relação a tópicos importantes como latência, escalabilidade e complexidade, entre outros. Dica do André Benjamim.

Nunca fica mais fácil, apenas ficamos mais rápidos

Endereçado principalmente às pessoas que estão começando a carreira em desenvolvimento, a autora relata um pouco da sua experiência, reforçando que o processo não é linear e sobre a importância de enfrentar os desafios com confiança. Dica do André Benjamim.

O impacto de pessoas tóxicas nas comunidades

Pessoas com comportamento tóxico e opressor têm impacto em qualquer lugar, mas em ambientes virtuais as situações podem ficar bastante desagradáveis e prejudiciais. Neste artigo, é discutido o papel e o impacto de pessoas influenciadoras que têm comportamento tóxico nas comunidades de desenvolvimento. Dica do Henrique Morato.

Campus Code