coding weekly #105

Newsletters - 22/Jul/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 105 - Julho de 2020

Hey! Tudo bem?

Se você já nos ouviu falar sobre boas práticas em desenvolvimento, então sabe da importância de realizar testes ao longo da produção de uma aplicação web. Mas, se ainda não se convenceu de tornar testes parte da rotina, o campuscoder André Benjamim selecionou 3 (bons) artigos sobre o tema.

Você ainda vê sobre comunicação no Git, 10 dicas para facilitar o uso da gem VCR , como funcionam os getters e setters no Ruby, como vender débito técnico para seu negócio e a certeza do fracasso.

Boa leitura!

TESTAR É BOM

Imagem animada de um rapaz comemorando em frente a um notebook com a legenda 'quando todos os testes passam' .
Abordagem de testes em desenvolvimento de software

Em desenvolvimento de software, testes são parte central da aplicação, no entanto em algumas situações ainda podemos ficar em dúvida sobre qual abordagem deve ser utilizada. Neste artigo a autora traz reflexões sobre a forma que testamos software e como escolhemos o que usar e quando usar.

Boas práticas em testes de desenvolvimento web

Nesta série de 11 vídeos, o autor compartilha algumas de suas práticas na implementação de testes em desenvolvimento web.

Boas práticas para testes de ponta-a-ponta em Ruby on Rails

A comunidade Ruby gosta de testar suas aplicações e existem diversas bibliotecas que ajudam nesta tarefa. Neste artigo o autor compartilha sua abordagem para escrever e manter seu sistema de testes de ponta-a-ponta.

CAMPUSCODERS INDICAM

Cópia de tela com um PR comentado no Git.
Git é comunicação

O Git é uma ferramenta usada principalmente para versionamento de projetos em desenvolvimento de software. Ele permite não apenas criar versões, mas também armazenar um histórico de alterações. Uma funcionalidade decorrente disso é a de comunicar informações para outras pessoas da equipe e para nós mesmos no futuro. Dica do André Benjamim.

10 dicas para facilitar o uso da gem VCR

A gem VCR é uma ótima ferramenta que nos permite automatizar o processo de stub das requisições web nos testes de nossas aplicações e torná-los mais rápidos, sem depender do estado e disponibilidade destas. Porém, dependendo da quantidade de testes, alguns cuidados devem ser tomados. No artigo são apresentadas 10 dicas que podem facilitar a implementação do VCR no seu projeto. Dica do Alan Batista.

Como funcionam os getters e setters no Ruby?

Simplificadamente, em programação os getters e setters são métodos que permitem ler e atribuir valores de atributos de um objeto. Neste artigo o campuscoder Odinei Ribeiro detalha como eles funcionam na linguagem Ruby.

Como vender débito técnico para seu negócio

Débito técnico é um conceito em desenvolvimento de software que representa o custo implícito de implementação de uma solução em determinado projeto. No fim das contas, toda empresa é um negócio que precisa se preocupar com custos e é papel de quem desenvolve conciliar o cumprimento de prazos estipulados com a qualidade do produto, ou seja, do código. O artigo discute como débito técnico é uma questão de vendas para o negócio e como o problema pode ser abordado. Dica do Henrique Morato

A certeza do fracasso

Todos cometemos erros, essa é uma certeza. Mas aceitar os enganos pode ser uma tarefa difícil. No artigo o autor traz uma discussão pessoal sobre a importância de admitir erros cometidos para podermos nos tornar melhores profissionais e pessoas. Dica do André Benjamim.

Campus Code