coding weekly #100

Newsletters - 17/Jun/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 100 - Junho de 2020

Yay!

A Coding Weekly chegou a 100 edições 🎉🎉🎉

Pra comemorar, resolvemos compartilhar com vocês a nossa felicidade de ver os frutos do trabalho da Campus Code semeando conhecimento por aí. A gente acredita que falar sobre código também é uma forma de aprendizado mas, mais que isso, uma excelente maneira de contribuir com a comunidade. Trazemos algumas palestras e conteúdos que as pessoas que já passaram pelos nossos treinamentos, a quem carinhosamente chamamos campuscoders, andaram produzindo (que orgulho 💚).

De bônus, ainda selecionamos 4 palestras que campuscoders consideram essenciais para uma virada de chave na sua carreira.

Boa leitura e que venham mais 100 edições!

CAMPUSCODERS FALAM SOBRE CÓDIGO

Colagem com fotos de vários ex-alunos palestrando.
Explorando Stacks do Ruby

O campuscoder Gabriel Ferreira palestrou na RubyConf Brasil 2017 sobre o funcionamento da linguagem Ruby, como são os processos de parsing, tokenização e compilação do código, além dos processos de gerenciamento de alocação de variáveis, definição de escopos e controle e gerenciamento de stacks na memória.

Realize o sonho do chatbot próprio com Lita!

Odinei Ribeiro falou no 52º GURU-SP sobre a experiência de desenvolver um chatbot usando Lita, uma ferramenta toda baseada em Ruby.

Refatoração e Code Smells

Nessa palestra apresentada no 55º GURU-SP, André Benjamim fala de uma etapa importante no ciclo do código: como refatorar e lidar com Code Smells para chegar em um código limpo.

Monitore e garanta a qualidade da sua aplicação

Allan Klaus levou ao TDC Floripa 2019 um assunto muito relevante: a importância de acompanhar e monitorar sua aplicação para ter sempre à vista o quadro geral de desempenho e garantir que ela possa crescer e continuar em desenvolvimento pleno.

Sequel para ActiveRecord heavy-users

Neste artigo, a campuscoder Débora Fernande apresenta o Sequel, uma gem que oferece um modo alternativo de se comunicar com o banco de dados de forma mais rápida que outros ORM's, através de plugins carregados apenas quando requeridos.

Parsimony with ActiveRecord callbacks

Você sabe quando usar callbacks no ActiveRecord sem resultar em inconsistências? Aqui, o Lucas Sapienza faz uma reflexão sobre como decidir se o cenário é favorável para o uso.

CAMPUSCODERS INDICAM

Gif de um rapaz fazendo gesto indicando 'mindblowning', com fogos de artifício se sobrepondo ao rosto dele.
A culpa não é do Rails: usando índices para salvar o dia

Nessa palestra, Renan Ranelli "Milhouse" mostra como utilizar índices para driblar a "lentidão" do Rails e te ajudar a subir de nível na interação com o banco de dados. Dica do Henrique Morato.

Decodificando o code review

Elaine Watanabe levou ao 54º encontro do Guru-SP uma discussão sobre os desafios de identificar falhas no código fonte de aplicações e práticas de revisão de código que é bom dominar. Bônus: o estudo citado por ela sobre redução de defeitos em software você encontra aqui. Dica do André Benjamim.

All the Little Things

Lá em 2014, Sandi Metz já falava sobre as pequenas coisas que todo dev deveria se atentar para escrever um código melhor. Nesta palestra ela mostra que converter uma seção feia do código condicional em alguns objetos simples é uma bela prática de OO e ensina estratégias simples que todos podem usar para melhorar seu código. Dica do Lucas Sapienza.

The Magic Tricks of Testing

Mais uma palestra de ouro da Sandi Metz! Aqui ela apresenta diretrizes simples e práticas para escolher o que testar e como testar para encontrar um equilíbrio entre testes estáveis ​​e o menor custo possível. Dica do Ederson de Lima.

Campus Code