18 novos talentos em desenvolvimento web

Novidades - 14/Abr/2021 - por Campus Code
Segundo matéria da revista Você S/A, a alta demanda do mercado de tecnologia por devs não poderá ser suprida nos próximos anos. Foi aí que reunimos nosso sonho ao de tantas outras pessoas

Formar uma nova turma do TreinaDev sempre tem um gosto de vitória. A história do TreinaDev se entrelaça à da Campus Code, que teve início com um treinamento pago que proporcionava vivência a novas pessoas desenvolvedoras. Com o tempo, percebemos que grandes talentos, muitas vezes, não tinham condições financeiras para custear a formação. E o mercado de trabalho perdia pessoas com grande aptidão apenas por elas não terem condições financeiras.

Procurando sanar ao menos um pouco desta desigualdade, convidamos empresas a nos apoiar na empreitada de formar pessoas que estejam aptas a desenvolver já no primeiro dia de trabalho, mas sem que elas precisem pagar sua formação. Surgiu então o TreinaDev, com o apoio da Rebase, Konduto, Portal Solar, Vindi e Smart Fit - todas empresas que tem o código no coração do negócio.

Com quase dois anos de existência, o TreinaDev formou a 5ª turma na semana passada. São 18 novos talentos que passaram por um longo processo seletivo com mais de 3,5 mil inscrições, que incluiu desde um teste de lógica até dezenas de desafios de código. Superadas as barreiras, a turma foi convidada para 8 semanas de um treinamento que envolveu desde os primeiros passos em TDD (Test-Driven Development ou, Desenvolvimento Orientado por Testes) até a criação de aplicações que se comunicavam via APIs, passando pela prática de diversas soft skills, como comunicação, colaboração, empatia e flexibilidade, entre outras.

Helio Matsubayashi, participante desta turma, reitera a importância destes tópicos ao nos dizer que "antes do TreinaDev, todo conhecimento que eu tinha era teórico. Eu sabia que um software precisava ser testado, o código revisado e que o trabalho em equipe é essencial, mas na prática, eu não tinha ideia de como isso era feito em um ambiente real."

Tanto quanto ensinar código, o TreinaDev proporciona segurança para quem participa. Segundo Romário Coelho, participante que reside no Piauí, apesar de já ter um diploma na área e trabalhado informalmente, "agora me sinto confiante e sei que estou no caminho certo".

Já no quesito transição de carreira, Christopher Alves conta que as empresas sempre pedem alguma vivência, mesmo que a vaga seja para júnior. "Sou alguém que vem tentando migrar para a área, mas tenho tido dificuldades devido à falta de experiência profissional como desenvolvedor."

Julia Jubileu, que também está mudando de carreira, nos mostrou que o programa modificou seu modo de ver o mercado. "Eu pensava que programação não era pra mim. Chegar no TreinaDev, trabalhar num projeto grande, com uma equipe, e levar tudo numa boa, contribuir e cooperar com meus pares, foi extremamente importante para eu construir a minha autoconfiança e me sentir no lugar certo."

Durante todo o treinamento, as empresas patrocinadoras tiveram a oportunidade de apresentar aos participantes suas rotinas, os projetos e os desafios enfrentados. Agora, terão a chance de entrevistar quem acabou de se formar e permitir que vivenciem mais esta experiência na carreira de uma pessoa desenvolvedora. Esta é a última etapa do programa e há chance de contratação.

Parabéns aos desenvolvedores formados, muito sucesso e contem com a gente nessa nova jornada!

E você, se interessou em apoiar o TreinaDev? Mande um e-mail para treinadev@campuscode.com.br.

Quer ser participante do TreinaDev e dar um salto na sua carreira? Deixe seu e-mail neste formulário e avisamos quando abrirem as inscrições para a turma 7.

Campus Code